“Isto não é nada. Isto é uma vergonha autêntica. Trazer para aqui meia dúzia de jogadores é gozar com a malta que aqui está. Pelo menos, deviam ter vindo o dobro dos jogadores, não é? Claro que estou desiludido, é lógico”, lamentou Carlos.

Na primeira sessão de trabalho para o particular de quarta-feira, em Coimbra, com a China, de preparação para o Mundial2010, Carlos Queiroz poupou quem competiu domingo - os atletas fizeram banhos e massagens no hotel - e os adeptos não gostaram.

O reformado da zona de Coimbra era um dos mais inconformados: “Não sou só eu. Está tudo a ir embora. Por alguma razão é. Não é só o Cristiano Ronaldo, mas os outros que também são jogadores da selecção. Se eu soubesse, não tinha cá posto os pés”.

O senhor Santos, que também aproveitou a reforma para ver de perto os seus ídolos, era outro dos mais revoltados: “Se pudesse dizer alguma coisa ao Queiroz, era para trazer mais do que seis ou oito jogadores e os apanha bolas”.

“O que ficaram (os outros) a fazer no hotel? A comer e a beber? Isto está mal. O nosso futebol está pior. Estou triste e aborrecido. Mas, terça-feira, vou ao estádio a Coimbra, pode ser que seja melhor”, acrescentou, antes de abandonar o recinto.

Rui queixou-se de “publicidade enganosa”, porque “pensava que estava a selecção toda e não apenas seis jogadores”, e manifestou-se “um bocado desiludido pela situação”, até porque se deslocou propositadamente a Taveiro “para poder satisfazer um sonho do mais pequenino”.

Tiago, de apenas oito anos, tinha a ilusão de ver Cristiano Ronaldo ao vivo, no entanto até se revelou conformado: “Eu não estou muito triste, mas gostava de ver o Cristiano Ronaldo. É o meu ídolo”.

Adélia revelou-se conhecedora dos futebolistas da selecção, apenas confundindo Nani com Yanick Djaló: “São muito parecidos, mas sei que o Nani é o que joga lá fora no Manchester United”.

“Vim ver um treino de uma selecção que afinal não está a ser nada de jeito. Os ‘maiores’ não estão cá. Os craques que a gente queria ver. Simão, Cristino, Deco... essas coisas assim. E os que estão aqui estão longe, bem podiam vir treinar deste lado, mas preferem o sol, pois está tanto frio”, acrescentou a sexagenária.

António Lopes resumiu o sentimento dos adeptos: “Compreendo que alguns fizeram jogo domingo, mas o povo não compreende isso e ficamos tristes por não os ver. Estamos tristes porque gostávamos de ver cá os outros jogadores”, concluiu.

Engrácia foi quem mais sorte teve: jurou a fidelidade do marido, “doente na cama”, ao Sporting e conseguiu a camisola de treino de Nani.

Já cá fora, onde duas centenas esperavam pelo regresso dos jogadores ao autocarro, o jovem Pedro mostrava, orgulhoso, um pedaço de papel com os autógrafos de Eduardo e Raul Meireles, confessando que o prémio “deu muito trabalho” a conseguir.

Terça-feira o grupo já deve trabalhar completo, em sessão marcada para as 16:00, no Estádio Cidade de Coimbra. Às 15:15, o seleccionador Carlos Queiroz e dois futebolistas vão abordar o desafio com a China, em conferência de imprensa.