Com grande parte do "núcleo duro" disponível - à excepção de Deco, Bosingwa e Pepe, lesionados -, o seleccionador português, Carlos Queiroz, tem em Coimbra o último teste antes do início do estágio.

O portista Silvestre Varela é a única novidade na lista para o encontro com a China, que servirá para preparar o confronto com a Coreia do Norte, a 21 de Junho, na segunda jornada do Grupo G do Mundial.

Este será o primeiro de quatro jogos de preparação antes do início da prova, com a selecção nacional a defrontar ainda Cabo Verde (24 de Maio) e os Camarões (1 de Junho), ambos na Covilhã, e Moçambique (8 de Junho), já em Joanesburgo.

O primeiro dos 37 encontros particulares desta semana joga-se na terça-feira, em Londres, com o Brasil, último adversário de Portugal na fase de grupos, a defrontar a Irlanda, ainda ferida pela mão de Henry que a afastou da África do Sul.

Na "canarinha" destaque para as presenças dos benfiquistas Luisão e Ramires.

A Costa do Marfim, igualmente adversária da equipa lusa, também prepara quarta-feira o confronto com a Coreia do Norte, defrontando, igualmente em Londres, a Coreia do Sul.

A Coreia do Norte tinha previsto um particular com o Chile para quarta-feira, mas o encontro foi cancelado, devido ao terramoto que já matou mais de 800 pessoas naquele país sul-americano.

Das 32 seleções apuradas para o Mundial2010, apenas quatro não aproveitam esta data para preparar a sua participação na prova, com Paraguai e Nigéria a juntarem-se a norte-coreanos e chilenos.

Dos 37 particulares previstos para esta semana, destaque para os encontros entre a França e a Espanha, em Paris, com os espanhóis a tentarem quebrar uma série sem vitórias em terreno gaulês, que dura desde 17 de Outubro de 1968.

Outro dos duelos mais aguardados da semana será entre a Alemanha e a Argentina, de Dí Maria, em Munique, enquanto a campeã mundial, Itália, defronta os Camarões.

O Uruguai, de Maxi Pereira, Fucile e Álvaro Pereira, defronta a Suíça, num encontro dos vários entre dois mundialistas, tal como acontecerá no Holanda-Estados Unidos, Argélia-Sérvia ou Nova Zelândia-México.

A anfitriã África do Sul, ainda à procura da melhor forma, joga em Durban - onde Portugal vai defrontar o Brasil a 25 de Junho - com a Namíbia.

Na Ásia, inicia-se o apuramento para o campeonato continental, com a Austrália e o Japão a aproveitarem para preparar, igualmente, a participação no Mundial2010.