O elemento da equipa técnica liderada por Oceano Cruz referiu que o segundo jogo de preparação com a formação holandesa, que Portugal venceu na terça-feira, por 3-1, em Vila Real de Santo António, "será um jogo que nos apresentará outro tipo de problemas para resolver".

"Os holandeses conseguiram ter posse de bola e, individualmente, têm bons jogadores e vão querer rectificar a imagem e o resultado do jogo anterior", disse Hélio Sousa.

No entanto, o técnico acredita que Portugal possa repetir o triunfo sobre a Holanda, no confronto programado para as 17:15, considerando que "o essencial é ver melhorados alguns processo" no colectivo português.

"No primeiro jogo, conseguimos melhorar algumas coisas que não tinham vindo a correr tão bem. Conseguimos surpreender a Holanda, que é uma equipa bastante forte, que vem de uma série de invencibilidade na fase de qualificação, mantendo-se sempre fiel à forma de jogar durante todo o encontro, apesar de ter estado em desvantagem", salientou.

Hélio Sousa apelou ao espírito de sacrifício dos jogadores portugueses e frisou que "as vitórias serão importantes no sentido de moralizar e dar embalo para a fase final do apuramento" de Portugal, que vai jogar com a Lituânia, a 11 de Agosto, na sexta do Grupo 9 de qualificação para a fase final do Europeu2011.

"Vamos tentar que a muita qualidade de posse de bola que os holandeses têm não seja tão efectiva, para conseguirmos ser nós a fazer a gestão dessa posse de bola e gerirmos nós o jogo, conseguindo surpreender", referiu.

O defesa central Daniel Carriço também abordou o jogo de sexta-feira e garantiu que a equipa portuguesa pretende "demonstrar o valor e que não foi por acaso a vitória" de terça-feira.

"Portugal entra com o objectivo de ganhar. Ganhámos um jogo com a Holanda, que já foi bicampeã europeia do escalão, e, neste segundo jogo, vamos querer entrar muito fortes, como fizemos no primeiro, com o intuito de vencer. Nós temos as nossas armas e é com esse objectivo que vamos entrar em campo. Quando se ganha, a motivação é outra e o grupo torna-se mais forte e coeso", disse o defesa.

Por seu lado, Miguel Vítor, que não chegou a ser utilizado no encontro de terça-feira, afirmou que "entrar forte é meio caminho andado para se ganhar" à Holanda.

"Se conseguirmos fazer um ou dos golos a nossa tarefa fica muito mais facilitada. É isso que vamos tentar voltar a fazer", declarou.

Na qualificação para a fase final do Europeu2011, Portugal é terceiro no Grupo 9, com sete pontos, em cinco jornadas cumpridas. Grécia lidera, com 16 pontos, e Inglaterra é segundo, com 11.