Os antigos seleccionadores Artur Jorge e Toni desvalorizaram hoje a ausência da selecção portuguesa de futebol do quadro de jogos particulares de preparação marcados para terça e quarta-feira.

As restantes selecções europeias vão aproveitar as datas para iniciar a preparação da qualificação para o Europeu2012, que se arranca em Setembro.

“Jogar nesta data não beneficia, nem prejudica a selecção. Parece-me que não traria grandes benefícios”, referiu Toni, em declarações à agência Lusa, considerando que a data escolhida pela FIFA “é estranha”.

“O Mundial acabou há menos de um mês e há já muitos clubes envolvidos nas qualificações para as ligas dos Campeões e Europa”, afirmou o treinador, que integrou a equipa técnica da selecção no Europeu1984.

O antigo seleccionador Artur Jorge considerou que “é sempre bom fazer jogos internacionais”, mas afirmou que, “se Portugal não joga, eventualmente poderão ter existido algumas dificuldades” que disse desconhecer.

“Desconheço e não quero comentar muito o assunto por ter pouca informação”, disse, repetindo: “Os jogos internacionais são sempre bons para a selecção, para o seleccionador, para os jogadores, para o público e para as televisões”.

Artur Jorge admitiu haver “jogadores que estiveram no Mundial e que ainda estarão cansados, mas há sempre outros que poderão ser chamados” e lembrou que “a época está a iniciar-se”.

Toni recordou que “a grande maioria dos jogos está agendada há muito tempo”, afastando qualquer relação entre a ausência de jogos e “a história do [seleccionador Carlos] Queiroz”.

O seleccionador é actualmente alvo de um processo disciplinar por parte da federação na sequência de uma queixa do Instituto do Desporto de Portugal, devido a alegados insultos a membros da equipa antidopagem que controlou jogadores da selecção no estágio antes do Mundial.

Portugal estreia-se na qualificação para o Europeu 2012, que vai disputar-se na Polónia e Ucrânia, a 3 de Setembro em Guimarães com o Chipre e quatro dias depois, a 7, joga em Oslo com a Noruega.

A selecção portuguesa defronta a Espanha, campeã mundial, a 17 de Novembro em casa, num jogo particular que servirá também para reforçar a candidatura ibérica à organização do Mundial 2018/, cuja decisão será anunciada em Dezembro.