O seleccionador nacional disse à Lusa que a notícia devia “ser um rumor”. “Não quero parecer ingénuo, mas se a reunião do CD é só amanhã [hoje], como é que o castigo já é conhecido hoje [quarta feira]?”, questionou.

O CD da FPF analisou o caso que envolve o seleccionador Carlos Queiroz e uma brigada da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), num incidente ocorrido dia 16 de Maio, na Covilhã, durante o estágio de preparação para o Campeonato do Mundo da África do Sul, e as conclusões serão analisadas pela direcção em reunião agendada para as 17:30.

Fonte próxima do técnico disse que Carlos Queiroz “não foi oficialmente notificado de uma possível suspensão” do Conselho de Disciplina (CD) da FPF e irá “reagir em conformidade” caso se confirme.

Como consta na nota de culpa do inquérito instaurado pelo Instituto de Desporto de Portugal (IDP), Carlos Queiroz terá insultado uma brigada de controlo da ADoP (Agência Antidopagem de Portugal) destacada para realizar exames a jogadores da selecção nacional.

Um dos elementos da brigada ficou perturbado após a altercação e os exames de despistagem de substâncias dopantes não foram feitos.

A 9 de Agosto, Carlos Queiroz apresentou contestação à nota de culpa, entregue pelo CD da FPF, e apresentou nove testemunhas abonatórias, entre as quais Alex Ferguson, Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira e Luís Figo.

"A conclusão só pode ser arquivar completamente este processo e reforçar a ideia de que houve factos que foram entendidos como provados e que provocaram alguma precipitação em alguns responsáveis", afirmou Carlos Queiroz, depois de o CD da FPF ter recolhido os testemunhos de Ferguson, Figo e Pinto da Costa, a 10 de Agosto.

O seleccionador nacional declarou que tinha condições para continuar e desejou que o processo fosse concluído no mais breve espaço de tempo, sublinhando que se aproximam os primeiros encontros da qualificação de Portugal para o Euro2012.

A 3 de Setembro, em Guimarães, Portugal joga com Chipre, visita a Noruega quatro dias depois. Caso se confirme a suspensão, a selecção será orientada por Agostinho Oliveira.