Sob o comando de Agostinho Oliveira, por castigo do seleccionador Carlos Queiroz, a equipa das “quinas”, na ressaca do Mundial2010, estreia-se com a recepção aos cipriotas, a 3 de Setembro, em Guimarães, e a deslocação a Oslo, para defrontar a Noruega, quatro dias depois.

Aos 24 anos, o “leão” Nuno André Coelho, que se tem imposto no eixo da formação comandada por Paulo Sérgio e marcou mesmo um dos golos da “valiosa” vitória do Sporting na vitória sobre o Brondby (3-0), surge, pela primeira vez, entre as opções da equipa das “quinas”.

Também o lateral bracarense Sílvio, de 22 anos, que hoje assinou o golo solitário na vitória dos vice campeões sobre o Marítimo, vai também estrear-se nos trabalhos da principal seleçcão lusa.

Além do jovem defesa direito, formado no Benfica, e do central, que serviu de moeda de troca do FC Porto na contratação de João Moutinho, vai ser também promovido o regresso do antigo capitão do Sporting, depois da exclusão na convocatória para o Mundial2010, tal como o avançado Nani, que foi dispensado antes da competição sul-africana devido a lesão, e Varela, que se lesionou quando “lutava” por uma vaga entre os seleccionados.

Dos presentes no campeonato do Mundo, cuja participação lusa culminou com a eliminação aos pés da campeã Espanha nos oitavos de final, ficam de fora nove jogadores, entre os quais Deco e Simão Sabrosa, que abdicaram de representar Portugal.

Além destes, também Ricardo Costa, por castigo, Pepe, Duda e Pedro Mendes, todos a contas com problemas físicos, assim como o guarda-redes Daniel Fernandes, dos gregos do Panathinaikos, Ruben Amorim, do Benfica, e o defesa Paulo Ferreira, dos ingleses do Chelsea.

Em “stand-by” nas opções de Agostinho Oliveira estão ainda o guarda-redes Rui Patrício, do Sporting, que integra a convocatória da selecção de sub-21, o médio Paulo Machado, dos franceses do Toulouse) e o avançado Ricardo Quaresma, dos turcos do Besiktas.