O jogador do Atlético de Madrid anunciou na sexta-feira a renúncia à selecção portuguesa por razões pessoais, ficando de fora dos encontros com Chipre (sexta feira) e com a Noruega (07 de Setembro), juntando-se a Deco, que saiu após o Mundial2010.

O início da campanha para o Europeu da Polónia e da Ucrânia está marcado pela polémica, após o castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao seleccionador português, Carlos Queiroz, por injúrias a elementos da brigada antidoping que se deslocou ao estágio da selecção para o Mundial2010.

A Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) decidiu avocar este processo e abrir um inquérito próprio ao ocorrido na Covilhã e poderá punir o seleccionador com uma suspensão de um a quatro anos.

No CD da FPF, está ainda a decorrer outro processo disciplinar, na sequência de uma entrevista de Queiroz ao semanário Expresso, em que acusava o vice-presidente administrativo da FPF, Amândio de Carvalho, de ser a “cabeça do polvo”, considerando existir uma acção concertada visando o seu despedimento da Federação.

Dentro do campo, com as ausências de Simão e de Deco confirmadas, Agostinho Oliveira terá ainda outros problemas para resolver, devido às lesões de Pepe (Real Madrid), Duda (Málaga) e Pedro Mendes (Sporting), jogadores que estiveram no Mundial2010.

A meio campo, surgem também algumas dúvidas, devido à pouca utilização de Raul Meireles e Tiago, titulares no Mundial2010

A concentração da selecção está marcada para terça-feira, dia 31 de agosto, por volta das 13:00, no hotel Falperra, perto de Braga.