O seleccionador nacional, Carlos Queiroz, vai falhar os primeiros quatro encontros de Portugal no Grupo H de apuramento para o Euro2012 de futebol, após ter sido hoje suspenso por seis meses pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP).

Além da recepção ao Chipre, a 3 de Setembro, e da deslocação à Noruega, no dia 7, Queiroz vai também estar ausente no encontro frente à Dinamarca, agendado para 8 de Outubro, em solo português, e na viagem a Reiquiavique, a 12 do mês, para defrontar a Islândia.

O seleccionador nacional foi punido pela ADoP por meio ano devido à perturbação de um controlo antidoping durante o estágio de preparação para o Mundial2010, na Covilhã.

A pena mínima em que incorria Carlos Queiroz era de dois anos, mas o organismo, segundo revelou à Agência Lusa fonte próxima ao processo, teve em consideração atenuantes, que reduziu o castigo para apenas seis meses

Anteriormente, Queiroz já tinha sido suspenso por um mês pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido ao mesmo incidente, e já era ausência confirmada nos jogos frente ao Chipre e Dinamarca, sendo substituído pelo adjunto Agostinho Oliveira.