A 12 de Setembro de 2007, o então seleccionador português, o brasileiro Luiz Felipe Scolari protagonizou uma das imagens mais negativas do futebol luso ao agredir com um murro o sérvio Dragutinovic, no final do encontro entre os dois países (1-1), de qualificação para o Euro2008.

A UEFA, que em primeiro lugar suspendeu Scolari por quatro jogos, reduziu depois a pena para dois meses, acabando o seleccionador por entregar a Flávio Teixeira “Murtosa” o comando da equipa nas deslocações a Azerbaijão e Cazaquistão e na recepção à Arménia, este o penúltimo jogo da fase de qualificação.

A selecção portuguesa, que então vinha de três comprometedores empates consecutivos, não claudicou nas viagens a Leste e, com o adjunto do banco, venceu 2-0 em Baku e 2-1 em Almaty, praticamente selando o apuramento para o torneio da Suíça e da Áustria.

No Azerbaijão (13 de Outubro de 2007), e apesar de Scolari ter feito a convocatória (o que agora, legalmente, não aconteceu com Queiroz) e dado os treinos, foi “Murtosa” a comandar a equipa e a ver, do banco de suplentes, Bruno Alves e Hugo Almeida a fazerem os golos lusos, na estreia de Miguel Veloso com a camisola principal de Portugal e na 50.ª internacionalização de Cristiano Ronaldo e Deco.

A 17 de Outubro do mesmo ano, no Cazaquistão, Makukula – chamado já no Azerbaijão para render o lesionado Nuno Gomes -, calçou as botas de Fernando Meira e, aos 82 minutos, após jogada genial de Ricardo Quaresma, lançou Portugal para o triunfo, selado depois por Cristiano Ronaldo, aos 91, pouco tempo antes do cazaque Byakov reduzir.

Portugal estava então bem lançado para chegar ao quarto europeu consecutivo, mas era preciso vencer a Arménia, em Leiria, a 17 de Novembro e ainda com o fiel adjunto de Scolari no banco.

Nessa noite gélida da cidade banhada pelo Rio Lis, Hugo Almeida destoou da exibição medíocre da equipa e marcou aos 42 minutos, no seu segundo golo em três jogos consecutivos como titular.

O talismã “Murtosa” tinha cumprido com a obrigação e recebido elogios de todos os jogadores e de Scolari.

Já frente à Finlândia, no Dragão, na célebre noite do “E o burro sou eu?” (21 de Novembro de 2007), Flávio “Murtosa” sentou-se no banco, mas já como adjunto, e Portugal empatou 0-0, conseguindo, contudo, o apuramento para o Euro2008.

Agostinho Oliveira, que tem agora a oportunidade de somar duas vitórias (com o Chipre, em Guimarães e Noruega, em Oslo), está totalmente responsável pela equipa e, além da convocatória (pelo menos da assinatura), terá de ministrar as sessões de treino, escolher a equipa, fazer substituições e revelar à opinião pública, através das conferências de imprensa, qual a sua ideia para o futuro do futebol português.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.