A Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) notificou hoje Carlos Queiroz da suspensão de seis meses imposta ao seleccionador português de futebol, anunciou hoje o organismo, em comunicado.

A ADoP informou também que publicará na quinta-feira no seu site oficial, a partir das 11:00 horas, os fundamentos da suspensão aplicada a Carlos Queiroz, que foi considerado culpado de ter perturbado um controlo antidoping.

O seleccionador português de futebol foi suspenso por seis meses a 30 de Agosto pela ADoP, após a audição do Conselho Nacional Antidopagem (CNAD), que se pronunciou favoravelmente por unanimidade relativamente ao processo disciplinar que foi avocado à Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Apesar de a pena mínima em que incorria Carlos Queiroz ser de dois anos e de a ADoP ter tido em consideração atenuantes, o seleccionador não se conformou e anunciou a intenção de recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).

A 19 de Agosto, o Conselho de Disciplina (CD) da FPF suspendeu Carlos Queiroz por um mês, pelos insultos contra uma brigada da ADoP, castigo do qual o treinador recorreu para o Conselho de Justiça federativo.

O CD considerou "parcialmente procedente" e deu "por provada" a acusação deduzida na nota de culpa contra o seleccionador nacional pelos insultos proferidos a 16 de Maio durante o estágio da selecção na Covilhã, de preparação para o Mundial2010.

Ao contrário da ADoP, O CD arquivou o processo referente à violação da lei antidopagem (27/2009, de 19 de Junho), absolvendo o treinador do ilícito disciplinar por obstrução à realização dos controlos.

A suspensão da ADoP implica que Carlos Queiroz falhe os primeiros quatro jogos de Portugal no Grupo H de apuramento para o Euro2012, nos quais a equipa das quinas será liderada por Agostinho Oliveira.

Além da recepção ao Chipre, a 3 de Setembro, e da deslocação à Noruega, no dia 7, cuja ausência já era conhecida devido à suspensão federativa, Queiroz vai também falhar a recepção à Dinamarca, de 8 de Outubro, e o embate na Islândia, a 12.