Sem Carlos Queiroz no banco a comandar, a equipa das quinas sofreu o primeiro golo logo aos dois minutos.

Num contra-ataque rápido do Chipre, Aloneftis surgiu do lado esquerdo e aproveitou a saída do guardião Eduardo executando um chapéu. O silêncio apoderou-se do Estádio D. Afonso Henriques.

A Selecção Nacional demonstrou, logo de seguida, que queria inverter rapidamente a história do jogo e, cinco minutos depois, Hugo Almeida estabeleceu o empate, de cabeça, após o cruzamento da esquerda de Nani.

Enquanto o mágico Ricardo Quaresma e o motor Nani impulsionavam o ataque português, os cipriotas voltaram a surpreender a equipa das quinas, e os portugueses, com o segundo golo.

Aos 11 minutos, Raul Meireles atrasou mal uma bola e Konstantinou aproveitou o erro do agora jogador do Liverpool ultrapassando o guarda-redes de Portugal e enviando depois a bola para dentro das redes órfãs.

Portugal fazia de tudo para alcançar o empate em Guimarães, mas por vezes esquecia-se da defesa. Aos 19 minutos, Bruno Alves, em zona perigosa, perdeu a bola para um jogador cipriota e este só não concluiu a jogada porque Ricardo Carvalho interceptou o lance.

Raul Meireles redimiu-se do erro que deu origem ao segundo golo cirpiota marcando o segundo golo de Portugal. O médio, fora da área, rematou rasteiro, com a bola a bater no relvado, e o guarda-redes do Chipre ainda tocou mas deixou-a passar para lá da linha de golo.

Só na segunda parte é que Portugal se colocou em vantagem no marcador por intermédio de Danny. O número 10 da selecção nacional concluiu da melhor forma, de cabeça, um cruzamento da esquerda de Fábio Coentrão. A bola ainda foi desviada em Dobrasinovic, o que acabou por trair o guardião cipriota.

Elogiada no último Mundial, na África do Sul, a defesa portuguesa acabou por ser o sector mais frágil deste encontro. Aos 60 minutos, Okkas aproveitou uma desatenção dos defesas portugueses, desmarcando-se no limite do fora-de-jogo, e colocou a bola dentro da baliza.

Manuel Fernandes, um dos jogadores mais interventivos de todo a partida, teve o seu grande momento ao apontar o quarto golo de Portugal. Depois de um canto apontado por Ricardo Quaresma, a bola sobrou para o atleta do Valência que, fora da área, enviou uma bomba teledirigida até ao fundo das redes.

Portugal continuava a dominar, estando muito melhor do que no primeiro tempo, e só não dilatou a vantagem porque os ferros da baliza deram uma ajuda ao Chipre, com remates de Nani e Liedson.

O Chipre, pela primeira vez na história da sua selecção, conseguiu chegar ao quarto golo fora de casa, depois de Portugal ter estado a “brincar” com os calcanhares na área cipriota. Avraam, a dois minutos dos 90, cabeceou para dentro da baliza portuguesa depois de uma defesa  incompleta de Eduardo.

Ultrapassado o primeiro jogo de qualificação para o Euro2012, Portugal concentra-se já amanhã para preparar o próximo desafio, frente à Noruega, em Oslo, que acontece na terça-feira.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.