Paulo Bento confirmou esta tarde Cristiano Ronaldo como capitão da Selecção Nacional, em detrimento de Ricardo Carvalho, que envergou a braçadeira nos primeiros dois jogos na fase de apuramento para o Euro 2012 na ausência do avançado do Real Madrid.

"Não vamos pedir a Ronaldo para resolver todos os problemas. É um jogador extremamente importante e irá fazê-lo com o cargo de capitão. O capitão da selecção é Ronaldo. Um dos capitães é Ricardo Carvalho. É uma decisão e não penso que isso traga qualquer polémica", disse o seleccionador nacional no anúncio da sua primeira convocatória, esta tarde, na sede da Federação Portuguesa de Futebol.

Outra dúvida que Paulo Bento tentou desfazer, mas sem dar certezas foi a posição de Pepe: "Pepe é central de origem. É verdade que já há uns anos chegou a jogar como médio. Penso que estará mais cómodo como central, mas isso não é impeditivo que em alguns momentos, se isso for no interesse da selecção, jogue como médio", sublinhou o técnico.

Quanto ao esquema para a equipa das quinas, Paulo Bento não foi claro na definição do sistema e garantiu apenas que será a táctica a moldar-se aos jogadores, sem qualquer imposição do 4x4x2 que usou quase sempre no Sporting. "Não trago o esquema do Sporting, até porque os jogadores são diferentes. O que trago é uma estratégia e um método de jogo. Escolho o sistema mediante os jogadores que tenho. Sou eu que me adapto aos jogadores e não os jogadores que se adaptam ao sistema", frisou, sem deixar de lamentar os "poucos treinos" para preparar os jogos com a Dinamarca e a Islândia.

Mais do que a táctica, o novo seleccionador nacional colocou a tónica do seu discurso no espírito a adoptar pelos jogadores para a dura missão que se avizinha rumo ao Euro2012. "Tem de haver um espírito de missão e aí há uma diferença entre o que é o futebol de clubes e o futebol de selecção. Não podemos gostar só da selecção nas fases finais, porque temos de caminhar juntos", disse Bento, dirigindo as suas atenções novamente para os adeptos: "Apelo neste momento difícil da selecção à paciência dos adeptos."

Paulo Bento convocou esta tarde os seguintes 23 jogadores para os embates com a Dinamarca e a Islândia, a 8 e 12 de Outubro, relativos à fase de qualificação para o próximo Campeonato da Europa de futebol.

Convocados: 

Guarda-redes: Beto, Eduardo, Rui Patrício

Defesas: Bruno Alves, Coentrão, João Pereira, Ricardo Carvalho, Rolando, Sílvio

Médios: Carlos Martins, João Moutinho, Pepe, Veloso, Paulo Machado, Raul Meireles, Tiago

Avançados: Cristiano Ronaldo, Danny, Hélder Postiga, Hugo Almeida, Liedson, Nani e Varela