Selecção nacional

11-10-2010 08:44

Saldo positivo em deslocações ao Norte da Europa

A selecção portuguesa de futebol, embora nunca tenha jogado na Islândia, apresenta um saldo claramente positivo nas viagens ao Norte da Europa.
Saldo positivo em deslocações ao Norte da Europa

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

Na terça-feira, Portugal cumpre na Islândia o quarto jogo da fase de qualificação para o Europeu de 2012, que se disputa na Polónia e na Ucrânia, com a ambição de fechar da melhor forma metade do circuito de apuramento (ficam a faltar outros quatro jogos).

Nas deslocações efectuadas ao Norte da Europa (Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia), a selecção portuguesa registou 10 vitórias e apenas quatro derrotas (sete empates), numa digressão que começou a 21 de Maio de 1959.

Então, no jogo 100 da selecção portuguesa, a Suécia serviu de anfitriã a um particular e venceu esse embate disputado em Gotemburgo, por 2-0.

Sete anos depois, a 21 de Junho de 1966, Eusébio e dois golos de Torres deram o triunfo a Portugal sobre a Dinamarca (3-1, em Esbjerb), novamente num encontro de preparação.

No apuramento para o Europeu de 68 (Itália), Portugal fez então o primeiro jogo para uma qualificação no Norte da Europa e empatou 1—1 com a Suécia, em Estocolmo, com um golo de Custódio Pinto.

Somaram-se então quatro vitórias consecutivas, até à derrota por 3-0 com a Suécia, em Solna, no apuramento para o Mundial de Espanha, disputado em 1982.

Apesar do saldo positivo, Portugal não vence no Norte da Europa desde 10 de Setembro de 2003, quando Pauleta fez o único golo do jogo de preparação realizado em Oslo, perante a Noruega.

Nos derradeiros cinco encontros, Portugal empatou três e perdeu dois, o último dos quais já nesta fase de qualificação (1-0, em Oslo, perante a Noruega).