A selecção portuguesa de futebol de sub-17 garantiu hoje o apuramento para a Ronda de Elite, última fase de qualificação para o Euro2011 da categoria, ao bater Montenegro, por 3-0, com um “hat-trick” de Sancidino Silva.

Depois da vitória por 2-0 sobre o Azerbaijão, a equipa das “quinas” dominou, na Póvoa de Varzim, a selecção montenegrina, na segunda jornada do Grupo 5 de acesso à Ronda de Elite de qualificação para o Euro2011, que será disputado na Sérvia.

O avançado do Benfica Sancidino Silva assinou dois golos na primeira parte, aos 13 e aos 38 minutos, e fixou o resultado no segundo tempo, aos 54.

"Fomos a melhor equipa em campo e este resultado só pecou por escasso. Controlámos do primeiro ao último minuto, mas não deixámos de sentir que do outro lado estava uma equipa muito bem organizada”, afirmou o seleccionador português de sub-17, Emílio Peixe, em declarações ao sítio oficial na Internet da Federação Portuguesa de Futebol.

A selecção lusa lidera o Grupo 5, com seis pontos em dois jogos, sendo perseguida pela Irlanda do Norte, que goleou (6-0) a “lanterna vermelha” Azerbaijão. Montenegro, com apenas um ponto, e Azerbaijão, que ainda não pontuou, ocupam os últimos lugares.

Portugal, que necessita apenas de um empate para garantir o primeiro lugar, encerra a “poule” diante da Irlanda do Norte, na quarta-feira, às 16:00, em Barcelos.

"Vamos jogar o último jogo a vencer na vitória (...). O nosso primeiro objectivo foi conseguido e agora vamos tentar um outro, que é ficar em primeiro do grupo. Temos de assumir a identidade forte deste grupo e a sua ambição. Essa ambição deverá ser premiada com mais uma vitória", afiançou Emílio Peixe.

Jogo disputado no estádio municipal da Póvoa de Varzim.

Portugal – Montenegro, 3-0.

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores:
1-0, Sancidino Silva, 13 minutos.
2-0, Sancidino Silva, 38.
3-0, Sancidino Silva, 54.

Equipas:
- Portugal: José Costa, Leandro Silva, Tobias Figueiredo, Nuno Malheiro, Lima Pereira, Tomás Podstawski (Antoninho Silva, 74), Luís Cortez, João Cancelo, Sancidino Silva, Hélder Costa (Gonçalo Paciência, 67) e Carlos Mané (Frederic Maciel, 60).
(Suplentes: Bruno Varela, Tiago Duque, Antoninho Silva, Gonçalo Paciência, João Teixeira Frederic Maciel e Carlos Chaby).
Montenegro: Nikola Delibasic, Momcilo Raspopovic (Nikola Jovanovic, 41), Filip Uskokovic, Boris Kopitovic, Nemanja Kartal, Marko Draganic, Armin Bosnjak, Nebojsa Kosovic, Deni Hocko, Igor Pocev (Uros Duranovic, 60) e Savo Gazivoda (Vuk Zizic, 72).
(Suplentes: Stefan Radunovic, Filip Kalacevic, Nikola Jovanovic, Uros Duranovic, Vuk Zizic, Dejan Savic e Bozidar Janjusevic.

Árbitro: Vladimir Vnuk (Eslováquia).
Acção disciplinar: cartão amarelo a Tomás Podstawski (49), Gonçalo Paciência (74) e Marko Draganic (74).