O seleccionador espanhol Vicente del Bosque chamou 22 dos 23 campeões mundiais de futebol para o jogo da próxima quarta-feira frente a Portugal, a disputar no Estádio da Luz, em Lisboa.

O técnico espanhol fez apenas sair, em relação ao grupo que esteve no Mundial2010 da África do Sul, o lesionado Jesus Navas (jogador do Sevilha) e fez entrar o médio Santi Carzola, do Villarreal.

De regresso à selecção, em relação às convocatórias para os jogos de apuramento do Euro2012 com a Lituânia e com a Escócia, estão Fabregas, Albiol, Javi Martinez, Juan Mata, Xavi, Fernando Torres e Pedro Rodriguez.

Nos últimos jogos de qualificação, Del Bosque teve vários jogadores lesionados e não contou com Martinez e Mata, que foram opção para ajudar os sub-21 na qualificação para o Euro2011 da categoria.

Para o jogo de quarta-feira com Portugal, o seleccionador espanhol tem quase todos os “campeões” disponíveis, com excepção para Navas, que foi operado na última semana ao tornozelo esquerdo.

O jogo será o último de 2010 para “La Roja”, culminando um ano triunfal, com a conquista do Mundial – bateu na final a Holanda (1-0) -, e num campeonato em que eliminou Portugal nos oitavos de final (1-0).

Será também uma acção de promoção à Candidatura Ibérica ao Mundial de 2018, ao qual concorrem também Inglaterra, Rússia e uma candidatura conjunta de Bélgica e Holanda, e cujo país organizador será anunciado a 02 de Dezembro pela FIFA.

Jogadores convocados:

- Guarda-redes: Iker Casillas (Real Madrid), Pepe Reina (Liverpool/Ing) e Victor Valdés (FC Barcelona).
- Defesas: Sergio Ramos (Real Madrid), Álvaro Arbeloa (Real Madrid), Raúl Albiol (Real Madrid), Gerard Piqué (FC Barcelona), Carles Puyol (Barcelona), Carlos Marchena (Villarreal) e Joan Capdevila (Villarreal).
- Médios: Xabi Alonso (Real Madrid), Sergio Busquets (FC Barcelona), Santiago Cazorla (Villarreal), Andrés Iniesta (FC Barcelona), Javi Martínez (Athletic Bilbau), Xavi (FC Barcelona) e Cesc Fábregas (Arsenal/Ing).
- Avançados: David Silva (Manchester City/Ing), Fernando Llorente (Athletic Bilbau), Pedro Rodríguez (FC Barcelona), David Villa (FC Barcelona), Fernando Torres (Liverpool/Ing) e Juan Mata (Valência).