O treinador da selecção portuguesa de sub-20, Ilídio Vale, apontou hoje como objectivo “alargar a amostra” dos jogadores “cujos desempenhos merecem ter lugar” na equipa, tendo em vista o Mundial2011 da categoria, a disputar na Colômbia.
“Este ainda é o período em que estamos a alargar a amostra com jogadores que não têm feito parte das escolhas para a selecção, mas cujos desempenhos demonstraram ter lugar aqui”, afirmou Ilídio Vale, na concentração da selecção de sub-20, em Rio Maior.
Além das já anunciadas ausências de Sérgio Oliveira (Beira-Mar), Mário Rui (CD Fátima) e do lesionado Danilo (Parma), também o defesa central Roderick (Benfica) não integra o estágio, tendo sido substituídos por Ricardo Ferreira (FC Porto), Salvador Agra (Varzim) e Flávio Ferreira (Sporting da Covilhã).
Reconhecendo como “positiva” a possibilidade de observar mais jogadores, o técnico lamentou algumas ausências: “O ideal seria termos todos os jogadores sempre que nos concentramos, mas temos de entender os objectivos dos clubes e trabalhar em conjunto no desenvolvimento dos jogadores”.
Para o defesa central Nuno Reis (Cercle Bruge), “capitão” da selecção lusa, a evolução dos jogadores é notória.
“Todos estamos melhores. Neste primeiro ano no futebol sénior, estamos a ganhar experiência e qualidades, com as quais podemos acrescentar mais valor ao grupo e à concretização dos nossos objectivos”, frisou Nuno Reis, acrescentando que a preparação de três dias deve servir para “limar o que está menos bem e ajudar a cometer menos erros”.
Também o médio ofensivo Rafael Dias (Sochaux), que garantiu estar “em forma”, prometeu aproveitar estes dois dias “para mostrar trabalho e ganhar experiência”.
“Estou em forma, tenho feito um bom campeonato e fico muito contente por jogar por Portugal, apesar de já ter estado na selecção francesa, mas acabei por escolher porque este é o meu país, nasci aqui e a minha família é de cá”, explicou.
“É importante treinar em momentos de competição e é óptimo fazê-lo contra jogadores e uma equipa do nosso principal campeonato, que nos vai permitir aferir o momento evolutivo em que estamos”, frisou Ilídio Vale.
A selecção portuguesa de sub-20 qualificou-se para o Campeonato do Mundo de sub-20, que vai realizar-se na Colômbia, de 29 de Julho a 20 de Agosto de 2011, graças ao terceiro lugar no Grupo B do último Europeu de Sub-19.