O Euro 2004 foi vivido pelos portugueses de forma intensa. O trajecto inicial da nossa selecção ficou marcado pelo sofrimento, o nosso “fado” habitual, após a derrota no jogo inaugural frente à Grécia.

Perante a conjugação de resultados dos primeiros jogos do grupo A, a selecção treinada por Scolari entrou no último encontro diante da Espanha obrigada a vencer. Após um nulo ao intervalo, Nuno Gomes saltou do banco para apontar o único golo da partida e fazer explodir de alegria os milhares de adeptos presentes no Estádio de Alvalade e os milhões de portugueses que estavam colados à televisão e ao rádio naquele momento.

Seis anos depois, o jogador do Benfica não entra nas contas do actual seleccionador e, por fora, recorda com saudade aquele golo e aquele jogo.

“Foi muito importante porque passámos aos quartos-de-final, após um jogo muito complicado e emotivo. Esse duelo diante da Espanha era importantíssimo. Nós jogávamos em casa e recordo-me desse jogo com carinho”, disse Nuno Gomes, em entrevista ao jornal A Marca.

Muitas coisas mudaram nas duas equipas desde essa altura. O jogador português reconhece isso, mas não deixa por isso de antever mais um duelo equilibrado: “Eles são campeões do Mundo, mas no último duelo entre as duas equipas no Mundial, a Espanha venceu-nos num jogo equilibrado. Portanto o encontro de amanhã espera-se muito disputado”.

No que diz respeito à candidatura ibérica ao Mundial 2018, o avançado encarnado refere estar muito optimista: “Temos muitas hipóteses de o organizar. Os dois países têm experiência. Penso que a candidatura tem pernas para andar e pode chegar a bom porto. Somos dois países muito quentes e apaixonados pelo futebol. Estou muito optimista.”

O jogo particular Portugal – Espanha realiza-se na próxima quarta-feira, a partir das 21 horas.