O antigo treinador Toni considerou hoje que o seleccionador português de futebol, Paulo Bento, serviu de “porto de abrigo” para os jogadores da “equipa das quinas” depois de um momento conturbado.

“Nesta fase, conturbada pelo que se passava, a entrada do Paulo Bento trouxe um equilíbrio emocional a muitos dos jogadores. A equipa ficou mais equilibrada do ponto de vista emocional, também já não tinha a carga do Campeonato do Mundo. Quando o Paulo Bento agarra na equipa, é um período em que a selecção está órfã e encontra um porto de abrigo”, disse.

Em declarações à agência Lusa, Toni disse “Paulo Bento tem todo o mérito na recuperação dos jogadores”, relembrando que após os dois primeiros jogos de qualificação, só havia “nuvens negras”, mas agora é “tudo azul ou verde de esperança, de acreditar que não é preciso agarrar na máquina”.

Em relação ao triunfo sobre a campeã do Mundo Espanha, por 4-0, na quarta-feira, o antigo treinador considera que “é uma noite mágica do futebol português, que fica para a história e que está sustentada na motivação que os jogadores trouxeram para um jogo que não tinha pontos em disputa”.

“É uma selecção que parece renovada, no sentido desses valores da honra e do orgulho de vestir a camisola nacional. Este é um resultado, que juntamente com outros, vai recuperar uma empatia fortíssima entre a selecção e os adeptos”, disse.

Toni elogiou ainda “a estratégia e a forma como os jogadores portugueses conseguiram reduzir o ‘tiki-taka’ espanhol à sua expressão mais baixa”.

O treinador realçou ainda a boa exibição de Nani, um “meio-campo completamente transformado, sem Deco, que já estava no fim de carreira”, formado por “três jogadores que lutam, que trabalham, que criam”, e ainda o facto de Portugal ter tido “uma defesa que nunca jogou junta”.

“Esta selecção espanhola é fortíssima no primeiro e no segundo terço, no que à posse de bola diz respeito, mas, no último terço, falta-lhe o Messi para fazer os desequilíbrios e isso já se viu no Mundial, em que os resultados foram quase sempre de 1-0”, concluiu.