O antigo internacional português Amaral, campeão do Mundo de sub-20 em Riade'89, lamentou a forma como Carlos Queiroz foi tratado pela Federação Portuguesa de Futebol, depois das polémicas que rodearam a selecção nacional no Mundial 2010.

"O professor Carlos Queiroz é uma pessoa mal-amada e eu não sou um defensor dele. Simplesmente tenho olhos na cara e noção do que ele fez pelo futebol português. Regressar à selecção e tentar fazer aquilo que fez com as selecções jovens foi para ele um sonho, mas foi incompreendido e prejudicado", disse Amaral aos jornalistas, à margem da sua presença na Gala dos Campeões do Mundo Riade'89/Lisboa'91, na Costa da Caparica. 

Amaral vai mesmo mais longe nas palavras e considera que o ex-seleccionador não devia ter abdicado da situação confortável que tinha em Inglaterra: "Tenho pena que ele não tenha tido noção que estava bem no Manchester United."

"Se Gilberto Madaíl traiu Carlos Queiroz? Isso é uma avaliação que tem de ser feita por vocês", acrescentou.

Apesar da defesa a Carlos Queiroz, Amaral não deixou de elogiar o novo seleccionador Paulo Bento. "O Sporting pode não ter sido campeão com o Paulo Bento, mas ele fez um pequeno milagre com o que tinha à disposição".