De acordo com números apurados pela agência Lusa, o movimento que pretende a adequação dos estatutos ao novo regime jurídico das federações desportivos já conta com 359 dos 375 necessários para a sua aprovação.

Isto porque as associações distritais do Algarve (12 votos) e de Beja (sete) e as dos médicos e dos enfermeiros (cinco votos cada) aderiram nos últimos dias àquele movimento.

Na contabilidade estão também as associações distritais de Lisboa (34 votos), Braga (25), Aveiro (21), Setúbal (14), Santarém (12), Madeira (8) e Castelo Branco (6).

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (100), o sindicato dos jogadores (50), a associação de treinadores (30) e a associação de árbitros (30) são outros que reforçam o lote de quem deseja resolver já o assunto e evitar problemas com a FIFA.

Numa situação em que a aprovação é tida como uma medida natural está a associação de Viana do Castelo (nove votos), mas sem um compromisso, por questionar o tempo para o fazer antes de 05 de Fevereiro, a data das eleições na FPF.

Já Vila Real (sete pontos) ainda teria uma decisão pendente da sua reunião de direcção, enquanto do outro lado da “barricada” estão Porto (37), Bragança (6), Ponta Delgada (6), Horta (4), Coimbra (12).

O presidente da Associação de Coimbra, Horácio Antunes, já manifestou inclusivamente a intenção de se apresentar às eleições de 05 de Fevereiro, liderando o movimento que reúne as associações contestatárias à alteração dos estatutos.

Outro membro da AG da FPF a ter em conta é a associação dos ex-dirigentes (com direito a cinco votos), mas a sua posição de voto não é conhecida.
O impasse na adequação dos estatutos levou o governo a suspender parcialmente o estatuto de utilidade pública da instituição e o secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, anunciou estar a apreciar e a ponderar a situação.