Horácio Antunes é o único candidato à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), num ato eleitoral marcado para 05 de Fevereiro e que pode ainda ser anulado pelo Tribunal Arbitral da FPF.

O presidente da Associação de Futebol de Coimbra entregou hoje a candidatura nos serviços administrativos da FPF cerca de uma hora e meia antes do fecho do prazo (16:30) e fonte federativa garantiu à agência Lusa que "nenhuma outra foi entregue".

O dirigente da estrutura associativa conimbricense reúne o apoio das associações distritais de Viana do Castelo, Bragança, Vila Real, Porto, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Guarda, Évora, Ponta Delgada e Horta e das associações representativas das classes profissionais de médicos (AMEF)e enfermeiros (ANEDMF) e dos dirigentes (ANDIF).

Ainda antes do ato eleitoral federativo, está marcada uma Assembleia-Geral para 29 de Janeiro, data em que será novamente submetido à apreciação e votação o novo modelo de estatutos, alegadamente em conformidade com o Regime Jurídico das Federações Desportivas.

De acordo com fonte ligada ao processo, Gilberto Madaíl admite recandidatar-se, mas num quadro de novos estatutos, pelo que se aguarda que o Tribunal Arbitral da FPF, constituído apenas quando requerido, se pronuncie sobre uma eventual anulação das eleições de 5 de Fevereiro.

A constituição do Tribunal foi requerida pela Liga, que recorreu também para a esfera judicial, com a 12.ª Vara, 3.ª Secção, dos Tribunais Cíveis de Lisboa a não darem provimento à providência cautelar na semana passada.

O advogado Paulo Relógio já foi indicado pela FPF, enquanto a Liga designou o professor de Direito da Lusófona Gustavo Gramacho para o Tribunal Arbitral. Os dois terão de nomear um terceiro árbitro para que se analise o pedido de desconvocação de eleições.

Se assim acontecer, na próxima sessão magna, a 29 de Janeiro, Avelino Ribeiro, presidente da Mesa da Assembleia-Geral da FPF, terá de proceder à marcação de uma nova reunião magna para eleição dos corpos gerentes, fazendo com que a candidatura de Horácio Antunes fique sem efeito e que o processo eleitoral se repita, fixando-se outro prazo para apresentar candidaturas.