A seleccionadora portuguesa de futebol feminino iniciou hoje um estágio de observação de jogadoras, tendo em vista a fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2013, cuja fase final vai ser disputada na Suécia.

“Este primeiro estágio do ano conta com jovens que normalmente não integram a selecção principal e estas convocatórias resultam das observações feitas nos últimos meses. As jogadoras fizeram por merecer esta chamada e, como estamos a pensar a médio e longo prazo, queremos observá-las e integrá-las no nosso estilo de jogo”, explicou Mónica Jorge.

A equipa das “quinas” começou hoje um estágio de quatro dias, em Rio Maior, com as estreantes Cristiana Garcia (GD A-dos-Francos) e Sofia Santos (Marítimo Murtoense) e a promoção de várias jogadoras que habitualmente são opções na selecção de sub-19.

“Queremos preparar o apuramento para o campeonato da Europa, que começa já no próximo ano, e temos de pensar nas jogadores que poderão ser mais-valias daqui a um, dois anos. Se houver boas surpresas, algumas podem ter já oportunidade na Algarve Cup”, revelou a seleccionadora.

Na competição algarvia, que vai ser disputada de 2 a 9 de Março, a formação lusa integra o “acessível” Grupo C, juntamente com as selecções da Roménia, Chile e País de Gales.

“Talvez a Roménia seja a equipa que mais dores de cabeça nos possa dar”, reconheceu Mónica Jorge, admitindo que essa dificuldade é positiva “para melhorar o nível competitivo das jogadoras”.