O presidente do Conselho de Arbitragem da Liga, Vítor Pereira, lamentou hoje o impasse na aprovação dos novos estatutos da Federação Portuguesa de Futebol e na marcação de eleições, porque prejudica a imagem do futebol português.

«O impasse não é positivo, afecta a boa imagem do futebol português não só em Portugal mas também além fronteiras. Consubstancia um não cumprimento regulamentar e o meu desejo é que os novos estatutos sejam aprovados o mais rápido possível», disse, durante a cerimónia de aniversário do Núcleo de Árbitros de Almada e Seixal.

A FIFA e a UEFA fizeram chegar cartas à FPF em que deixam claro que, caso não se altere o quadro de ilegalidade, por não adequação dos estatutos ao Regime Jurídico das Federações Desportivas e consequentemente às normas de ambos os organismos, serão tomadas medidas de excepcional gravidade, que poderão comprometer não só a selecção nacional como ainda os clubes portugueses que participam nas competições europeias.

Vítor Pereira defendeu que sempre que são necessárias pressões externas para resolver problemas internos é motivo de «alguma incapacidade nacional».

«Temo que a FIFA e UEFA levem à prática a informação transmitida. Espero que as coisas retomem a sua normalidade», salientou.

O líder da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, Luís Guilherme, explicou que a principal alteração em relação à classe, caso seja aprovado o novo estatuto, é a congregação de um único Conselho de Arbitragem com três secções, uma para o futebol profissional, outra para o não profissional e uma terceira para avaliação e classificações.

Em relação a esta situação, o responsável garantiu que está preocupado, pois «em causa está o futebol português».

«A APAF não concorda com muitos aspectos da lei, quer da Lei de Bases quer do Regime Jurídico, mas deve ser feito um esforço por parte todos sócios da FPF para adequarmos os estatutos à Lei e depois continuar a lutar para que o governo possa alterar aspectos que não fazem sentido e não trazem benefício ao futebol português», concluiu.