O candidato à presidência da FPF, Horácio Antunes, revelou hoje à Agência Lusa que a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) foi a primeira a auscultá-lo para saber se estava disponível, a 11 de Dezembro.

«Só demonstrou que reconhecia em mim capacidade para encabeçar e formalizar uma candidatura», disse Horácio Antunes, em resposta a uma nota enviada hoje à comunicação social assinada pelo presidente da AFA, Elísio Carneiro, na qual se apela ao presidente da Associação de Futebol de Coimbra para retirar a candidatura à presidência da FPF.

Esta posição da AFA leva Horácio Antunes a concluir que «as mudanças de posição e as tentativas de protagonismo já foram tantas» que parece haver «uma preocupação em assegurar benesses num futuro próximo».

De resto, lembrou o candidato à presidência da FPF, a AFA «foi uma das associações que numa reunião a 28 de Dezembro», em que estiveram presentes quase todas as associações - e as que não estiveram fizeram-se representar -, «apoiou a formalização dessa candidatura», encabeçada por Horácio Antunes.

«As associações de Braga, Aveiro e Setúbal apoiaram a formalização da minha candidatura, tal como todos as outras, apesar de terem manifestado a ideia de que os novos estatutos deveriam ser aprovados antes do acto eleitoral», disse.

Dez dias antes dessa reunião, a 18 de Dezembro, realizou-se a Assembleia Geral da FPF para aprovar as contas, altura em que, recorda Horácio Antunes, «havia um impasse na aprovação dos novos estatutos», impasse esse que conduziu à sua «indigitação por parte das associações para formar uma lista de candidatura».

Horácio Antunes diz ser «sensível a todos os argumentos, desde que verdadeiros e fidedignos», mas alega que nos últimos tempos se tem assistido a «algumas encenações de pessoas que aparecem revigoradas por trazerem de Zurique uma carta que põe em causa o futuro da FPF caso os novos estatutos não sejam aprovados».

O candidato à presidência lembra que a primeira razão da sua candidatura «é a aprovação dos novos estatutos o mais rapidamente possível» e considera que aquela já teve o mérito de desencadear uma reunião na Associação de Futebol de Lisboa, estando também marcada outra pela de Aveiro e um plenário para o próximo dia 28 de Janeiro, por iniciativa Associação de Futebol de Leiria.

«Daqui até à Assembleia Geral de dia 29 (pedida pela Liga para aprovação dos novos estatutos) irá haver mais duas reuniões nesse sentido. Abençoado o dia em que me candidatei, visto que a partir daí toda a gente parece disponível para aprovar os estatutos», disse o único candidato à presidência da FPF.

Questionado se retirará a sua candidatura caso a AG de dia 29 aprove os novos estatutos, Horácio Antunes foi cauteloso: «A minha candidatura foi subscrita por 15 associações e não tomarei qualquer decisão sem as ouvir a todas. Qualquer iniciativa que venha a tomar em relação a essa questão será alicerçada na vontade dessa maioria».