Em declarações proferidas durante o conselho de presidentes da Liga, Gilberto Madaíl referiu que caso sejam aprovados os estatutos do novo regime jurídico das Federações Desportivas, irá apresentar a sua recandidatura: «Se os estatutos da FPF forem aprovados irei candidatar-me».

No que diz respeito à adequação dos estatutos do organismo que preside, Madaíl foi claro: «É necessário que a federação entre dentro da lei».

Relativamente à desistência de Horácio Antunes, Gilberto Madaíl congratulou-se com a «atitude de bom senso» do presidente da Associação de Futebol de Coimbra de ter desistido da sua candidatura à presidência da FPF, o que «torna em branco» o próximo processo eleitoral previsto para 5 de Fevereiro.

A aprovação dos novos estatutos, ainda de acordo com Gilberto Madail, não invalida que o organismo que tutela o futebol em Portugal «continue a dialogar com a tutela a possível alteração de alguns aspectos».

O dirigente mostrou-se satisfeito com a receptividade demonstrada pelos presidentes à votação favorável dos estatutos e estranhou o facto de alguns não terem sido consultados pelas respectivas associações.

Gilberto Madaíl recordou que a não adequação dos estatutos trará reflexos graves a nível interno e externo, da UEFA e FIFA, e recordou que pediu a não comparência de representantes destes organismos para esta não ser entendida como uma mensagem de pressão.

Nesta reunião não estiveram presentes os presidentes de FC Porto, Nacional da Madeira e Olhanense.