As associações distritais e regionais reúnem-se hoje em plenário, na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em Lisboa, para preparar a Assembleia Geral (AG) de sábado.

Em vésperas da reunião magna, não se espera grande consenso no que respeita à adequação aos estatutos, apesar da alegada “luz verde” dada por 11 associações à proposta preconizada pelas estruturas de Lisboa e Aveiro.

É mais provável uma cisão do que uma decisão, porque 15 das associações subscreveram a candidatura à liderança da FPF de Horácio Antunes, presidente da Associação de Futebol de Coimbra, que foi o único a avançar para as eleições de 05 de Fevereiro, mas, entretanto, desistiu.

As associações não deverão chegar a nenhum consenso, sendo que, internamente, algumas – nomeadamente Porto e Madeira - são contestadas por clubes seus filiados, que alegam não se rever na posição das respectivas associações.

Gilberto Madail já anunciou que se recandidatará caso os novos estatutos sejam aprovados, a mesma condição que o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, colocou para avançar, com o apoio do Benfica.

O movimento associativo, que vê a sua influência reduzida em 20 por cento nas reuniões magnas, de 55 para 35 por cento, lidera a contestação ao Regime Jurídico das Federações Desportivas (RJFD), que entrou em vigor a 31 de Dezembro de 2008 e determinava a obrigatoriedade de adequar os estatutos até 27 de Julho de 2009.

Por seu lado, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou que vai votar a favor da revisão dos estatutos, depois da reunião do Conselho dos Presidentes, quinta-feira, no Porto.