A selecção de futebol sub-18 de Portugal venceu hoje a Turquia 2-0 em Lagos, no primeiro de dois testes particulares frente a uma das equipas europeias mais fortes do escalão.

Fábio Martins (05 minutos) e Tó-Zé (89) marcaram os golos do conjunto de Rui Bento, que quinta-feira (15:00 no Estádio José Arcanjo, em Olhão) volta a defrontar o rival que em 2010 foi quarto no Europeu sub-17: os lusos preparam o caminho rumo ao Europeu de Sub-19 de 2012.

A “equipa das quinas” cedo se colocou em vantagem, com Fábio Martins a desviar um livre cobrado na direita, enquanto, na nos minutos finais, Tó-Zé sentenciou na cobrança de livre directo.

«Foi uma partida dividida em relação ao domínio de jogo, perante um adversário muito difícil. Fomos uma equipa organizada e solidária que mostrou capacidade diante de um conjunto muito complicado que tínhamos referenciado e que já conhecíamos do ano passado, com o quarto lugar no Campeonato da Europa sub-17», disse Rui Bento.

O seleccionador, que testou «várias opções», falou ainda em «vitória justa, considerando o controlo de jogo e o maior número de oportunidades criadas»: «Não foi um jogo perfeito no processo ofensivo, mas não deixámos de fazer um bom jogo. Face a tudo isto, penso que o resultado foi justo».

Jogo no Estádio Municipal de Lagos.
Portugal – Turquia, 2-0.
Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:
1-0, Fábio Martins, 05 minutos.
2-0, Tó-Zé, 89.

Equipas:
- Portugal: André Pereira, Bruno Gaspar, Tiago Ferreira, André Teixeira, Daniel Martins (Rodolfo Simões, 67), João Mário (André Gomes, 82), Tó-Zé, João Carlos (Paulo Jorge, 67), Michael (Hélder Costa, 46), Fábio Martins (Ivan Cavaleiro, 46) e Lupeta (Miguel Herlein, 46).
(Suplentes: Rafael Veloso, Rodolfo Simões, André Gomes, Hugo Basto, Paulo Jorge, Hélder Costa, Ivan Cavaleiro, Miguel Herlein e Catarino).
- Turquia: Ozan Evrim Ozenç, Erhan Kartal, Sadik Çiftpinar (Atinç Nukan, 69), Oguzhan Azgar, Erdal Akdari (Onur Yavuz, 46), Servan Tastan, Eray Ataseven (Çagri Tekín, 46), Taskin Çalis (Bilal Gulden, 80), Cumali Bisi (Emre Pehlívan, 69’), Ibrahim Selen (Mehmet Topçu, 74) e Artun Akçakin.
(Suplentes: Muhammed Uysal, Atinç Nukan, Onur Yavuz, Çagri Tekín, Bilal Gulden, Emre Pehlívan e Mehmet Topçu).

Árbitro: Nuno Almeida.
Acção disciplinar: nada a registar.