Vicente Araújo, abordado pela agência Lusa para comentar o estado da congénere federativa que tutela o futebol, esclareceu que «o Governo é que está na ilegalidade, por não ter feito aplicar a Lei».

O presidente da FPV atesta a sua opinião com o facto de a FPF continuar a organizar competições que atribuem títulos nacionais reconhecidos e de representar Portugal através das várias selecções de futebol.

De acordo com Vicente Araújo, o Governo aplicou apenas parte da Lei. Assim sendo, o dirigente questiona, mesmo «tendo em conta que as sanções seriam catastróficas», se quem está na ilegalidade é o futebol ou o Governo.

«É uma situação extremamente delicada e a solução está dentro do futebol (nos clubes, associações e federação)», defendeu Vicente Araújo, acrescentando que «a FPF não está a violar lei nenhuma».

De acordo com o dirigente, «a FPF, ao não adequar os seus estatutos ao novo regime jurídico, fica sujeita às consequências previstas na legislação, que seriam gravíssimas se o Governo as aplicasse».

Vicente Araújo sustenta que o Governo, apesar de ter suspendido o estatuto de Utilidade Pública Desportiva da FPF em Abril de 2010 e de ter agravado as sanções já este ano, ainda não aplicou a Lei na sua totalidade.

«O Governo está usar de bom senso e a dar espaço para que o futebol resolva esse problema», defende Vicente Araújo, para quem a criação de uma nova federação para o futebol não resolveria o assunto.

Vicente Araújo é ainda da opinião que o caso só é complicado porque diz respeito ao futebol, já não seria se fosse com outra modalidade, como a vela, por exemplo, que passa por uma situação idêntica.

«O assunto é fácil de resolver, mas as consequências é que seriam catastróficas para o futebol, caso o Governo retirasse à FPF a atribuição de títulos de campeão nacional e representações do país», disse.

Vicente Araújo considera que ninguém quer a aplicação destas medidas e que o Governo está ainda a tentar resolver o problema sem extremar: «O Governo não quer usar todos os meios que tem, porque seria muito mau».

«A solução está no futebol. A federação e as associações é que têm que resolver e têm gente capaz para o fazer», defendeu Vicente Araújo, recordando que, para chegar a uma solução, terá que haver diálogo e cedências.

O dirigente referiu ainda que se a FPF necessitasse dos apoios financeiros estatais para sobreviver já teria encontrado uma solução.

«Creio que o futebol tem receitas próprias que lhe permite sobreviver, senão, se calhar, já teria adequado os estatutos ao novo regime jurídico das federações e as associações também», disse ainda Vicente Araújo.