Paulo Bento considerou «surreal» a possibilidade de Portugal ficar fora do Euro 2012 por motivos que não sejam desportivos. O seleccionador nacional comentou esta quinta-feira a situação delicada em que a FPF se encontra por não aprovar os novos estatutos.

«Em relação às sanções, podemos fazer pouco, temos um objectivo específico que é chegar ao Euro2012. Se não acontecer, que seja pela parte desportiva. Seria surreal Portugal não ir ao Euro por outros motivos. Quem tem de aprovar os estatutos tem de pensar no futebol português», disse Paulo Bento em conferência de imprensa, depois de serem anunciados os convocados de Portugal para o particular com a Argentina.

A Federação Portuguesa de Futebol está em risco de vir a ser punida pela FIFA, caso não adopte os seus estatutos ao novo Regime Jurídico das Federações Desportivas. As sanções podem vir a ter influência directa no futebol português de alta competição, nomeadamente a impossibilidade das selecções nacionais poderem participar em provas organizadas pela FIFA e pela UEFA.

Paulo Bento considera que o assunto devia «preocupar todas as pessoas da federação» e espera que a questão seja, «resolvida o mais depressa possível» e que «não tenha qualquer tipo de influência negativa nos jogadores».