O Bloco de Esquerda (BE) apelou hoje «ao bom senso» para se ultrapassar o impasse criado na Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por este organismo continuar sem adaptar os estatutos ao novo Regime Jurídico das Federações Desportivas.

Para o BE, «esse impasse entre o Governo e as associações e federações, no caso a de futebol, pode pôr em perigo a ida de Portugal ao Europeu de futebol por sanção da UEFA».

O partido, em resposta a uma pergunta colocada pela agência Lusa sobre esta matéria, defendeu ainda que «estes conflitos devem ser ultrapassados», considerando que «o regime jurídico das federações desportivas, ao qual os estatutos da FPF se devem adaptar, diminuem a representatividade das associações distritais e colocam limites aos mandatos».

«Apelamos ao entendimento e ao bom senso para não prejudicar Portugal nesta matéria», concluiu o BE.

A não adequação dos estatutos arrasta-se desde 31 Dezembro de 2008 e levou o secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, a suspender em Abril de 2010 o estatuto de utilidade pública da FPF, sem prejuízo, para já, da actividade das selecções nacionais.