O avançado Bebé, dos ingleses do Manchester United, disse hoje querer aproveitar o jogo particular da seleção portuguesa de futebol de sub-21 frente à Suécia para mostrar a sua evolução.

«A vinda à selecção é bastante boa, porque no clube não tenho jogado com grande regularidade, só tenho treinado e venho aqui para mostrar o que valho. Sei que a minha oportunidade no Manchester vai chegar», afirmou Bebé, à chegada à concentração da equipa das “quinas”, em Rio Maior.

Mostrando gratidão pela «grande ajuda» do internacional AA Nani nos “red devils”, o avançado considera que a sua experiência na formação do escocês Alex Ferguson tem sido valiosa e confere-lhe o estatuto de referência na selecção de “esperanças”.

«Acho que sim, posso ser considerado uma referência, porque tenho evoluído bastante. Eu agora quero jogar, quero contribuir para irmos longe no Europeu, mas tenho de trabalhar para deixar o treinador contente», frisou Bebé.

Nas vésperas da estreia em jogos à frente da selecção de sub-21, o técnico Rui Jorge pretende contribuir para que «este grupo novo de jogadores, a maioria já com rotina de selecção, cumpra mais uma etapa do seu crescimento».

«É um grupo que tenta entender a mensagem que eu quero passar, com motivação, determinação e vontade de desempenhar bem a sua tarefa», sublinhou o técnico da equipa das “quinas”.

A selecção portuguesa defronta a Suécia, na quarta-feira, às 17h15, no Estádio Municipal do Cartaxo, para preparar os confrontos diante da Rússia, Moldova, Polónia e Albânia no grupo 6 de qualificação para o Euro2013 da categoria, cuja fase final vai ser disputada em Israel.

«Olhando para os adversários no grupo, destaca-se a distância que têm do nosso país. Em relação à qualidade, ainda não tivemos oportunidade de observar», referiu Rui Jorge.

Contando apenas com jogadores nascidos em 1990, devido à simultaneidade da preparação para o Mundial de sub-20, o técnico encontra algumas dificuldades na sua actuação: «Temos cerca de 30 jogadores referenciados, entre os que já têm percurso nas selecções e entre os que mostram uma utilização regular, mesmo sem terem vindo à selecção».

«Há uma diversidade grande. Mas, há que pensar em soluções para que os jogadores que passam de juniores para os seniores possam ter mais competição», afirmou Rui Jorge, rematando que «quanto mais jogadores, mais podem evoluir».

O avançado Wilson Eduardo, do Beira-Mar, tem sido uma excepção, naquele que é, para si, «um ano importante»: «Consegui fazer a estreia no principal escalão do futebol português e a vinda à selecção reforça este meu crescimento».

«Esta é mais uma etapa que conquistei, estou preparado para o jogo de quarta-feira. Todos os jogos são importantes para enfrentar a fase de qualificação», concluiu.

Na terça-feira, a selecção portuguesa de sub-21 treina duas vezes, às 09:30 e 15:30, em Rio Maior.