Nas seis ocasiões em que os dois “astros” mediram forças, Messi ganhou quatro e Ronaldo apenas uma, tendo-se registado um empate, mas com “sabor” a vitória para o avançado português, que na altura alinhava pelo Manchester United.

Ao contrário de Ronaldo, que ficou em “branco” nos seis encontros, tanto em representação do clube inglês como do Real Madrid, Messi, sempre fiel ao FC Barcelona, marcou dois golos, um dos quais na final da Liga dos Campeões de 2008/09.

Os dois jogadores enfrentaram-se pela primeira vez a 23 de Abril de 2008, em Barcelona, na primeira mão das meias-finais da liga “milionária”, e o resultado saldou-se por um empate 0-0.

No segundo confronto, em Manchester, um remate certeiro de Paul Scholes permitiu à equipa britânica vencer por 1-0 e apurar-se para a final – que ganhou ao rival Chelsea – e proporcionou a Ronaldo o único triunfo sobre Messi.

O golo do médio inglês foi também o único que o avançado português festejou em seis partidas com a equipa de Messi, que ganhou os quatro confrontos posteriores, o primeiro dos quais logo no ano seguinte, desforrando-se do Manchester United com a vitória por 2-0 na final da “Champions”.

O imprevisível sul-americano fechou a contagem aos 70 minutos, depois de o camaronês Samuel Eto’o ter inaugurado o marcador aos 10, e a tendência acentuou-se com a mudança de Ronaldo para o Real Madrid, pelo qual perdeu todos os três embates.

Os dois jogos para o campeonato espanhol da temporada 2009/10 terminaram com vitórias dos catalães, por 1-0, em Barcelona, e por 2-0, em Madrid, com Messi a abrir a contagem aos 33 minutos no Santiago Bernabéu, antes de Pedro fixar o resultado aos 56.

No único jogo disputado esta temporada, Messi não marcou, mas ajudou o bicampeão espanhol a golear por 5-0 o rival, impondo a primeira derrota ao treinador português José Mourinho no comando dos “merengues”, com golos de Xavi (10), Pedro (18), David Villa (55 e 58) e Jeffrén (90+1).

Com dois títulos de melhor futebolista mundial (2009 e 2010), contra um e Ronaldo (2008), uma Liga dos Campeões (2009) e um campeonato de Espanha (2010), Messi apenas “perde” para Ronaldo no confronto directo em matéria de cartões amarelos: dois, para quatro do português.