O Partido "Os Verdes" cosnidera que «ninguém, nem nenhuma instituição, pode estar acima da lei»

Na opinião de José Luís Ferreira esta situação deve ser resolvida com um debate: «A saída para esta situação deve passar por um debate com todos os intervenientes, debate esse que, aliás, deveria ser prévio à aprovação» do novo regime jurídico.

Para este partido, o que se vive hoje na federação «mais parecem jogos de interesses e poder que estão a condicionar a imagem do futebol nacional, tanto ao nível interno, como no plano internacional».

«Tendo o Regime Jurídico das Federações Desportivas (RJFD) sido aprovado a 31 de Dezembro de 2008, e que já levou à retirada do Estatuto de Utilidade Pública à FPF, julgamos que já passou o tempo suficiente para que todas as federações tenham adequado os seus estatutos» ao novo regime, considerou o deputado.

José Luís Ferreira disse ainda que em todo o processo o PEV «não compreende o silêncio do ministro da tutela (Pedro Silva Pereira)» e também gostaria de ver esclarecido se «todas as federações já adaptaram os seus estatutos ao RJFD».

«’Os Verdes’ aproveitam para reafirmar que o associativismo e o desporto devem estar ao serviço das pessoas e não ser encarado numa lógica meramente mercantilista», concluiu.

A não adequação dos estatutos arrasta-se desde 31 Dezembro de 2008 e levou o secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, a suspender em Abril de 2010 o estatuto de utilidade pública da FPF, sem prejuízo, para já, da actividade das selecções nacionais.