Apesar de se tratar de um jogo de carácter amigável, todas as atenções do Portugal –Argentina estão voltadas para o duelo entre o galáctico do Real Madrid e o mago do Barcelona.

A histórica rivalidade entre Real Madrid e Barcelona sempre precisou de criar protagonistas e antagonistas em campos opostos. Ronaldo e Messi são em Espanha as personificações de dois ideais antagónicos: o Madridismo e a Catalunha.

Nas selecções nacionais, Ronaldo é o capitão de Portugal envergando o mítico número 7, enquanto Messi é o herdeiro legítimo da camisola 10 de Diego Armando Maradona.

Cristiano Ronaldo é uma força da natureza. Imprevisível no arranque, remata com ambos os pés e não tem medo de enfrentar os adversários no um para um. Com um controlo de bola acima da média e uma grande auto-confiança nas suas capacidades, CR7 é um jogador fundamental em qualquer equipa.

Em 70 jogos ao serviço do Real Madrid, CR7 marcou 66 golos apresentando uma média de 0,94 golos por jogo. Ao serviço da selecção nacional, Ronaldo tem uma média de 0,23 golos por jogo, tendo marcado 3 golos nos últimos 13 jogos.

Lionel Messi é marca de qualidade das escolas do Barcelona. Predestinado para a genialidade, Messi consegue fazer tudo com uma bola. Nas duas últimas épocas, o avançado argentino marcou 87 golos em 86 jogos ao serviço do Barcelona, apresentando uma média de 1,011 golos por jogo. Na selecção argentina marcou apenas um golo em dez jogos disputados, apresentando uma média de 0,10 golos por jogo.

Pelos números, Lionel Messi apresenta uma ligeira vantagem sobre Cristiano Ronaldo em Espanha. Mas em campo é praticamente impossível determinar quem é o melhor do mundo pois ambos são fundamentais e determinantes nas equipas onde jogam. Nota para o facto de ambos não apresentarem a mesma eficácia na finalização ao serviço das respectivas selecções.

O embate entre Portugal e Argentina não se deve contudo resumir ao confronto entre estes dois jogadores, pois ambas as equipas têm atletas de grande nível internacional como Fábio Coentrão, Javier Zanetti, João Moutinho, Javier Mascherano, Raúl Meireles, Javier Pastore, Nani, Quaresma e Dí Maria.