Um embate que já esteve para ser em Londres, na casa do Arsenal, no Emirates Stadium, e que depois se mudou para Genebra, a cidade suíça que acolheu dois jogos de Portugal na fase de grupos do Euro2008, saindo vitorioso de terras helvéticas na altura.

Em três anos muita coisa mudou, e Portugal, desde então, já mudou de seleccionador por duas vezes. Scolari orientou, pela última vez, a equipa portuguesa no Euro2008, depois chegou Carlos Queiroz para tomar conta das rédeas para o Mundial2010, e agora é a vez de Paulo Bento “arrumar” a casa portuguesa.

Desde que chegou ao comando da selecção nacional, o ex-treinador do Sporting ainda não conhece o sabor da derrota, vencendo os confrontos com a Dinamarca por 3-1, no Dragão, e outros 1-3 na Islândia, em jogos a contar para a qualificação para o Euro2012. 

Paulo Bento teve ainda o seu momento alto da “curta” carreira como seleccionador ao bater, no Estádio da Luz, a campeã da Europa e do Mundo, a Espanha por 4-0, num jogo particular.

Enquanto espera pelo regresso da qualificação, Portugal volta a disputar outro amigável, desta vez com a Argentina, na Suíça, onde contará com muito apoio, visto ser um país com uma grande comunidade de emigrantes portugueses.

A última vez que as duas selecções se defrontaram foi em 1972 na Taça Libertadores, que se disputou no Brasil, e a equipa portuguesa saiu vitoriosa por 3-1.

Quanto a jogos amigáveis, no histórico de confrontos, a equipa das Pampas saiu sempre vitoriosa, começando no ano 1928 até 1964.

A comitiva lusa chegou a Genebra na última segunda-feira, tendo feito dois treinos de preparação. Ricardo Carvalho foi o jogador convocado que teve de se ausentar devido a lesão. Para o lugar do jogador do Real Madrid chegou o central do Valência Ricardo Costa.

O embate entre Portugal e Argentina fica também marcado pelo confronto entre o jogador do Barcelona Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, do Real Madrid. O seleccionador nacional disse, em conferência de imprensa de antevisão do encontro, que o debate sobre o duelo de titãs não faz nenhum sentido: «Este debate só está a acontecer porque são dois jogadores que actuam no mesmo campeonato», disse Paulo Bento, última terça-feira.

«Para mim, são dois jogadores de topo, como há muitos mais, e estão ao melhor nível quer nos clubes como nas suas selecções. O bom do futebol é ter jogadores como Ronaldo e Messi, mas não vale a pena discutir sobre quem é o melhor. No meu caso, só posso dizer que é um orgulho trabalhar com um jogador como Ronaldo», afirmou.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.