O seleccionador nacional, Paulo Bento, afirmou este domingo que não irá pedir a naturalização de nenhum jogador estrangeiro como aconteceu com os casos de Deco, Pepe e Liedson.

O técnico português considera que há poucas oportunidades para os jogadores portugueses representarem a selecção nacional e criticou o excesso de estrangeiros nas equipas portuguesas.

 Numa entrevista à TVI, Paulo Bento afirmou que enquanto seleccionador nacional nunca irá pedir a naturalização de jogadores.

«Comigo não haverá o pedido de naturalizar quem quer que seja. Portugal neste momento tem um lote de jogadores que nós definimos. Tentaremos dentro das nossas possibilidades, aumentá-lo o mais possível e ao nosso leque de observação também.Logicamente também, tentando criar uma estabilidade e uma identidade, não fazendo demasiadas alterações de convocatória para convocatória mas tentando dar uma oportunidade a outros jogadores e conhecer outros jogadores e ver outros jogadores», começou por dizer o técnico.

Questionado sobre novos valores no futebol português, Paulo Bento afirmou que a selecção nacional de Sub21 tem um lote curto de jogadores para escolher e que o excesso de estrangeiros nas equipas de primeira linha tira a oportunidade a jogadores nacionais.

«De qualquer forma é um problema do futebol português o excesso de estrangeiros e as poucas oportunidades, essencialmente entre os jovens com 19 e os 22 anos, têm para jogar a um nível competitivo elevado e falo de primeira liga e segunda liga, não há muitos jovens. A selecção de sub21 tem muito poucos jogadores ou não tem quase jogadores a jogar nos clubes grandes, o que é uma situação muito diferente daquela que acontecia em 2006 quando se realizou o campeonato da Europa de sub21 no nosso país e isso traz naturalmente problemas. Mas cada vez mais a tendência será que os jogadores de grande qualidade portugueses vão para outras ligas e isso torna mais difícil as observações e criar alguma identidade na selecção».

Questionado porque razão substituiu Ronaldo antes do fim do jogo com a Argentina, Paulo Bento respondeu que foi uma opção técnica e que não falou com ninguém do Real Madrid para poupar Ronaldo. «Se Messi saísse aos 45 minutos eu teria de substituir o Ronaldo?», disse Paulo Bento.

Sobre a adequação dos estatutos da FPF, Paulo Bento mostrou-se confiante numa solução rápida.

«Seria importante que a situação da FPF fosse resolvida rapidamente. Acredito que as pessoas responsáveis não deixarão cair a FPF», referiu.