Portugal empatou hoje 1-1 com a Roménia, na última jornada do Grupo C do Mundialito de futebol feminino, e terminou o Grupo C na segunda posição, falhando o objectivo de ser primeiro.

O conjunto luso adiantou-se por Edite Fernandes (41 minutos), mas Stefania Vatafu restabeleceu a igualdade (83), retirando-lhe o primeiro lugar do grupo, que ficou na posse do País de Gales, depois de hoje ter alcançado a segunda vitória no agrupamento frente ao Chile, por 2-1.

Depois de uma vitória (3-1) frente ao País de Gales e um empate (0-0) com Chile, Portugal precisava de vencer para assegurar o primeiro lugar do grupo C e estar na quarta-feira o jogo de atribuição do sétimo e oitavo lugares, com o melhor quarto classificado dos Grupo A e B, que foi a China.

A selecção portuguesa entrou em campo com o habitual esquema táctico de 4-3-3, com Neide Simões na baliza, Lissete Brandão, Carole Costa, Sílvia Rebelo e Sónia Matias na defesa, Melissa Antunes, Dolores Silva e Edite Fernandes no meio campo e Carla Couto, Ana Leite e Caroliona Mendes na frente.

Tal como a seleccionadora portuguesa, Mónica Jorge, tinha antecipado, a Roménia mostrou ser um conjunto agressivo na procura da posse de bola e criou algumas dificuldades a Portugal para colocar o seu jogo em campo.

E foi o conjunto romeno o primeiro a criar perigo, aos 14 minutos, por Cosmina Dusa, que rematou de fora da área e obrigou a guarda-redes portuguesa Neide Simões a aplicar-se para desviar a bola para canto.

Frente a um adversário que pressionava muito e dava pouco espaços, Portugal teve uma oportunidade clara para se colocar em vantagem aos 32 minutos, quando Ana Leite surgiu isolada nas costas da defesa e atirou rasteiro, mas a guarda-redes romena Mirela Ganea evitou o golo com o pé.

Aos 41 minutos, quem não falhou foi Edite Fernandes, que recebeu um passe de Sónia Matias dentro da área, tirou uma adversária da frente e rematou colocando junto à base do poste, inaugurando o marcador para a selecção lusa.

Portugal chegou ao descanso a vencer por 1-0 e no primeiro quarto de hora da segunda parte controlou o jogo, com a Roménia a conseguir apenas aproximar-se da baliza portuguesa num remate de meia distância de Alexandra Lusan, aos 63 minutos.

Com a chuva a cair no estádio municipal da Bela Vista, e depois de ter controlado quase toda a segunda parte, Portugal viu o primeiro lugar do grupo escapar-lhe aos 83 minutos, com um golo de Stefania Vatafu, num remate de meia distância que não deu hipótese a Neide Simões.

O empate fez Portugal somar cinco pontos, contra os seis do País de Gales, que no outro jogo do grupo venceu o Chile por 2-1, arrebatando o primeiro lugar do grupo e relegando as portuguesas para a segunda posição.

Assim Portugal vai medir forças na quarta-feira com a Finlândia, o pior quarto classificado dos grupos A e B, no jogo de atribuição do nono e 10.º classificados.