A selecção portuguesa de futebol feminino está no «bom caminho» para alcançar um dia a inédita qualificação para um Campeonato do Mundo, e há mesmo quem diga que daqui a uma década será uma das melhores do planeta.

«O sonho já esteve mais longe do que agora. A equipa já subiu oito lugares no ranking. Para já, estamos no bom caminho», disse Mónica Jorge à agência Lusa.

Na fase de qualificação para o Mundial2011, que vai decorrer em Junho na Alemanha, a selecção das “quinas” somou pela primeira vez 12 pontos, mas, mesmo assim, acabou por ser eliminada por equipas como a Finlândia e a Itália.

«Antes, fazíamos sempre um, dois, três pontos no máximo», lembrou a treinadora de 32 anos.

A seleccionadora dos Estados Unidos, aquela que é actualmente a melhor selecção do «mundo feminino», considera mesmo que Portugal é um país com condições de treino «fantásticas» e com jogadoras «muito tecnicistas».

«Este é um país de futebol e basta imaginar se, junto aos imensos rapazes que jogam na rua, também estivessem raparigas. Se isso acontecesse, daqui a 10 15 anos Portugal poderia jogar uma final de um Mundial», considerou Pia Sundhage.

A treinadora de origem sueca, que enquanto jogadora (nos anos 80 e 90) foi eleita pela FIFA como a sexta melhor de sempre, defendeu que há «muito talento» em Portugal e, para melhorar, só é preciso adquirir «melhores condições e métodos de treino».

«Se isso acontecer, Portugal poderá ser uma equipa muito perigosa», acrescentou.

Para já, as realidades da selecção lusa e norte-americana continuam a ser bem diferentes, e não só no tipo de futebol praticado. Na sua deslocação ao Algarve para participar no Mundialito, as norte-americanas trouxeram consigo uma equipa técnica com quase 20 elementos, entre treinadores-adjuntos, médicos e preparadores físicos. Uma comitiva quase três vezes maior do que a portuguesa.

«Começamos este projecto há três, quatro anos e temos que ir com alguma calma e começar a crescer devagarinho», referiu Mónica Jorge.