A turma de Mónica Jorge encerrou assim a sua participação no nono lugar – depois de ter sido segunda classificada no Grupo C –, não tendo perdido qualquer partida neste Mundialito.

Numa primeira parte sem muitos motivos de interesse, a selecção portuguesa esteve melhor na circulação de bola, embora sem criar grandes ocasiões de golo.

Melissa Antunes rematou por cima, aos 14 minutos, e Ana Leite atirou fraco, à figura, dois minutos depois, nas primeiras ameaças das lusas.

A equipa de Mónica Jorge chegou à vantagem aos 28 minutos, com a “capitã” Edite Fernandes a concluir da melhor maneira uma excelente jogada individual desde o meio-campo.

A Finlândia respondeu pouco depois, com o único remate da primeira metade, ao lado (31), e perto do intervalo Edite Fernandes, isolada diante da guardiã escandinava, desperdiçou infantilmente o 2-0.

No segundo tempo, o panorama mudou e as finlandesas surgiram com maior dinâmica, empurrando a selecção portuguesa para a sua área em busca do empate.

Depois de Emmi Alanen desperdiçar uma oportunidade flagrante, aos 65 minutos, Leena Puranen festejou golo num remate cruzado, aos 73 minutos, mas a bola terá entrado na baliza pela rede furada, tendo a auxiliar assinalado pontapé de baliza e a árbitra confirmado a indicação sem verem o "furo".

Aos 75 minutos, chegou o golo do empate, por Puranen, num “tiro” da direita que ainda sofreu desvio de uma defesa lusa, mas Portugal voltou à situação de vantagem um minuto depois.

Na sequência de um pontapé de canto, a bola sobrou para a esquerda da área, onde apareceu Carla Couto a efectuar um “chapéu” à guarda-redes finlandesa, resultado que as portuguesas defenderam bem até ao apito final.