O ex-jogador do Manchester United Gary Neville, que hoje visitou a Escola de Futebol Carlos Queiroz, em Outurela, no concelho de Oeiras, considerou que o futebol português teve «um período de ouro nos últimos cinco/seis anos».

Neville, retirado do futebol no início de Fevereiro deste ano, sublinhou que Portugal «produziu jovens jogadores fantásticos» e deu como exemplo Luís Figo, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Cristiano Ronaldo, Deco e Nani, este ainda ao serviço do Manchester United.

«Vimos alguns desses jogadores em Inglaterra. Fantásticos jogadores e haverá mais. Por isso, digo que o futebol português passou por um período de ouro nos últimos cinco/seis anos», frisou.

O ex-defesa do Manchester United recordou o título de campeão europeu conquistado pelo FC Porto em 2004 e lembrou que o Benfica «é sempre um grande clube».

Assinalou ainda que, além de jogadores, o futebol português «produziu bons 'managers' e treinadores» e elogiou Cristiano Ronaldo, agora ao serviço do Real Madrid, e Nani.

Neville disse que Cristiano Ronaldo «é ainda dos maiores jogadores da história do Manchester United» e que Nani está «excelente esta temporada».

«Nani está com maior maturidade esta época. Ele começou a saber apresentar o incrível potencial que tem», afirmou Gary Neville, que visitou a Escola Carlos Queiroz a convite do ex-seleccionador nacional.

Gary Neville não poupou elogios a Queiroz, adjunto de Alex Fergunson antes de assumir o cargo de seleccionador nacional: «Carlos é um bom treinador. É um apaixonado pelo detalhe. No Mundial, perdeu com a Espanha, campeã do Mundo. Qualquer outro não faria melhor na selecção do que ele fez».

Neville anunciou o fim de carreira a 02 de Fevereiro deste ano, com 35 anos. Nos últimos meses, foi perdendo espaço na equipa titular do Manchester United, em que realizou mais de 600 jogos no campeonato inglês.