O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Gilberto Madail, candidatou-se a um dos sete lugares disponíveis no Comité Executivo da UEFA, informou hoje um comunicado da UEFA, reproduzido pelo sítio da FPF.

Madail é um dos sete membros do Comité Executivo cujo mandato acaba em 2011, tendo o líder federativo apresentado a sua recandidatura, que será votada no XXXV Congresso Ordinário da UEFA, que decorre em Março, em Paris.

O presidente da FPF faz parte, desde Maio de 2004, do Comité Executivo da UEFA, primeiro como membro cooptado, tendo sido eleito pela primeira vez em 2007.

Madail é também presidente da Comissão das Equipas Nacionais e vice-presidente da Comissão de Futebol Júnior e Amador.

No total, são 13 os representantes das federações membro da UEFA que submeteram a sua candidatura a eleição para um dos sete lugares disponíveis no Comité Executivo da UEFA, num mandato que termina em 2015.

Dos sete membros do Comité Executivo cujo mandato acaba agora, apenas seis se recandidatam, numa lista que conta com Madail, Senes Erzik (Turquia), Mircea Sandu (Roménia), Grigoriy Surkis (Ucrânia), Liutauras Varanavièius (Lituânia) e Ángel María Villar (Espanha).

A estes juntam-se nas candidaturas François De Keersmacker (Bélgica), Norman Darmanin Demajo (Malta), Sergey Fursenko (Rússia), Peter Gilliéron (Suíça) Ivan Hašek (República Checa), Grzegorz Lato (Polónia) e Borislav Mihaylov (Bulgária).

Também o mandato dos três membros europeus no Comité Executivo da FIFA termina em Junho de 2011, com Ángel María Villar a recandidatar-se a vice-presidente do órgão e o francês Michel Platini a manter-se no cargo por ser presidente da UEFA.

O alemão Theo Zwanziger também apresentou a sua candidatura para membro do comité executivo da FIFA.