A selecção portuguesa de futebol vai voltar a encontrar sábado o Chile, num encontro particular, quase 83 anos depois de a equipa sul-americana ter apadrinhado a estreia em jogos oficiais da equipa das “quinas”.

A 27 de Maio de 1928, Portugal, comandado por Cândido de Oliveira, venceu o Chile por 4-2, no 16.º encontro da história da equipa lusa e na estreia nos Jogos Olímpicos de Amesterdão.

Contudo, o triunfo luso não foi fácil, uma vez que, aos 14 minutos, já perdia por 2-0, depois de golos de Carbonell e Subiabre, mas Vítor Silva, Pepe, por duas vezes, e Valdemar operaram a primeira reviravolta da história da selecção.

Quarenta e quatro anos depois, as duas equipas voltaram a medir forças, no Torneio da Independência do Brasil, com novo triunfo das cores lusas.

No Recife, durante o “reinado” de José Augusto, Portugal venceu o Chile por 4-1, com golos de Humberto Coelho, Angulo, na própria baliza, Dinis e Eusébio.

Neste encontro, o Benfica esteve, em dada altura, representado com 10 jogadores no “onze” luso, mais oito do que os que devem ser utilizados sábado por Paulo Bento.

Três dias depois de defrontar o Chile, Portugal encontra a Finlândia, uma selecção que já defrontou em nove ocasiões, quatro das quais no novo milénio.

O balanço nos confrontos com os escandinavos é claramente positivo para os portugueses, que, contudo, têm “encravada” na garganta a pesada derrota sofrida em 2002, por 4-1, no Estádio do Bessa, no Porto.

Com António Oliveira no banco, o antepenúltimo encontro de preparação para o Mundial2002 terminou em “pesadelo” para Portugal, que colocou fim a uma série de 17 encontros sem derrotas em casa e ainda perdeu Simão, que se lesionou com gravidade num joelho e não viajou para o Oriente.

No entanto, Oliveira também tem boas recordações dos confrontos com os finlandeses, uma vez que marcou nos dois primeiros encontros, com Portugal a vencer em Helsínquia por 2-0 e em Lisboa por 5-0, na qualificação para o Euro84.

Três anos depois, em Leiria, as duas equipas empataram a uma bola, num encontro particular em Leiria, com Diamantino a marcar para as cores lusas.

As duas selecções voltariam a encontrar-se no apuramento para o Euro92, com Portugal a empatar a zero na Finlândia e a vencer em casa por 1-0, graças a um tento de César Brito.

Depois do descalabro do Bessa, as duas equipas mediram forças na qualificação para o Euro2008, com o equilíbrio a ficar demonstrado nos dois empates, o primeiro a uma bola, em Helsínquia, com Nuno Gomes a fazer o tento português.

O segundo jogo, que valeu o apuramento a Portugal, terminou empatado a zero e ficou marcado pela discussão entre o treinador brasileiro Luiz Felipe Scolari e os jornalistas, na qual ficou famosa a frase: “o burro sou eu?”

A meio da qualificação para o Mundial2010 e depois da goleada no Brasil (6-2), Portugal defrontou pela última vez a Finlândia, numa exibição pouco colorida, salva por um golo de Cristiano Ronaldo, na conversão de uma grande penalidade.