O treinador da selecção de Sub-21, Rui Jorge, pediu hoje o apoio do público aos jogadores da selecção nacional nos jogos particulares de preparação para a fase de qualificação do Europeu de 2013.

«Era importante começarem a sentir o carinho do público, o que é jogar perante muita gente o que alguns deles não sabem», disse hoje Rui Jorge na conferência de imprensa de antevisão do jogo com a República da Irlanda, que se disputa sexta-feira, em Águeda.

Rui Jorge frisou que o apoio do público «faz parte do crescimento» que os jogadores de Sub-21 devem ter nos jogos particulares, que complementam o estágio da selecção nacional a decorrer em Cantanhede.

«Diferentes níveis de emoção, diferentes níveis de pressão, seria importante esse apoio do público, concerteza seria bem-vindo», sustentou o técnico nacional.

Rui Jorge frisou que o jogo com a Irlanda vai servir, essencialmente, para «mais um momento de observação dos jogadores» da selecção nacional, «num local e a um nível em que normalmente não actuam».

Disse ainda que as sessões de treino em Cantanhede e os jogos com a Irlanda, agendado para as 17h15 de sexta-feira, no Municipal de Águeda, e Dinamarca, segunda-feira, em Coimbra, têm como objectivo «preparar a equipa para a competição quando ela for a valer».

O técnico notou que um jogo de preparação «é o que mais se aproxima» daquilo que os 22 jogadores lusos vão encontrar, quando se iniciar, em Setembro, a fase de qualificação para o Europeu de 2013.

«É o momento máximo em que eles terão de demonstrar aquilo que realmente podem fazer e a mais-valia que podem trazer à selecção nacional. São momentos de alguma expectativa, esperamos que os jogadores consigam corresponder ao que esperamos deles», afirmou.

Rui Jorge lembrou que «ainda falta muito tempo» para o início da fase de qualificação do Europeu, assumindo que «dificilmente» o grupo de trabalho final da selecção será idêntico ao que estagia hoje em Cantanhede.

«Meio ano é muito tempo, teremos que contar sempre com todos os jogadores que possam surgir. Com os jogadores que não contamos neste altura, que são os da selecção nacional de sub-20 e que se demonstrarem que têm capacidade também poderão entrar neste grupo», argumentou.