O presidente da Associação de Futebol de Coimbra (AFC), Horácio Antunes, disse hoje acreditar de que os três artigos dos novos estatutos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) rejeitados na última Assembleia-Geral (AG) serão aprovados no sábado.

Intervindo durante a cerimónia de inauguração da nova sede da AFC, no estádio municipal Sérgio Conceição, Horácio Antunes disse que, na reunião extraordinária da AG do próximo sábado, vai apresentar «propostas» que permitirão aos sócios da FPF «chegar a um consenso» relativamente às três alíneas anteriormente chumbadas.

Embora não revelando que propostas vai fazer, disse que «há outras propostas já», de outras associações, que permitirão «aprovar as tais alíneas que faltam».

Horácio Antunes afirmou ainda que o regulamento eleitoral também deverá ser aprovado «com grande maioria».

De acordo com o responsável da Associação de Futebol de Coimbra, o futebol português «precisa de respirar paz e ter alguma pacificação interna», frisou.

«Mas devo dizer-vos que não há aqui nenhuma guerra entre o futebol profissional e o futebol amador», sustentou.

Na cerimónia, o presidente da FPF, Gilberto Madail, disse esperar que as palavras de Horácio Antunes constituam um «bom augúrio» para a aprovação dos estatutos da Federação.

«Temos de procurar entrar na lei porque a Federação Portuguesa de Futebol já perdeu vários milhões de apoios do Estado», disse Madail, lembrando que esses apoios se transmitem, igualmente, às associações e sócios da Federação.

Na reunião da AG de 19 de Março, a aplicação do método de Hondt na eleição dos Conselhos de Arbitragem, Disciplina, de Justiça e Fiscal da FPF e a composição e a representatividade da Assembleia-Geral (AG) foram chumbadas por “insuficiência de maioria qualificada”.

Estas votações seguiram-se à aprovação por “maioria qualificada” na generalidade da revisão dos estatutos da FPF com 384 votos a favor (80,8 por cento) e 91 contra (19,2).