A direcção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) convocou a Comissão Delegada das associações regionais e os restantes sócios ordinários para uma reunião na segunda-feira para analisar o projecto de estatutos e o regulamento eleitoral do organismo.

«Na sequência do estabelecido na Assembleia-Geral (AG), realizada no pretérito sábado, 2 de Abril, o senhor presidente da FPF solicita a vossa comparência na próxima segunda-feira, 11 do corrente mês, pelas 17h00, na sede desta federação, para em conjunto poder ser estabelecido um consenso sobre os pontos em análise dos Estatutos e também o Regulamento Eleitoral», refere o vice-presidente da FPF Amândio Carvalho, na missiva que a agência Lusa teve acesso.

O vice-presidente federativo informa ainda que «o aviso convocatório para a nova Assembleia, que foi solicitada no dia 2 de Abril por alguns sócios, já se encontra pronto para ser assinado pelo senhor presidente da Mesa».

Estas diligências decorrem da suspensão da AG extraordinária do último sábado – que deveria ter promovido a discussão e votação do regulamento eleitoral decorrente do projecto de estatutos –, após aprovação de um requerimento nesse sentido apresentado pela Associação de Futebol (AF) de Leiria.

O presidente da estrutura leiriense, Júlio Vieira, justificou a sugestão com a necessidade de os sócios voltarem a discutir e votar o projecto de estatutos, depois de prepararem em conjunto uma «redacção final dos três artigos» chumbados a 19 de Março.

O presidente da FPF concordou com esta possibilidade, para que a «assembleia não fosse encerrada» e que «as instâncias percebam que este processo ainda não acabou».

«Se fechamos esta assembleia é que não aprovamos os estatutos dentro dos prazos que nos são dados», frisou Gilberto Madaíl.

Apesar de o projecto de estatutos da direcção ter sido aprovado na generalidade, a 19 de Março, três artigos dos estatutos, referentes à composição e proporcionalidade da AG e a aplicação do método de Hondt na eleição para os conselhos de Arbitragem, Disciplina, Justiça e Fiscal, foram chumbados na especialidade.