A selecção portuguesa de futebol de sub-16 venceu hoje os Estados Unidos, por 3-1, na primeira jornada do torneio francês internacional de Montaigu.

Em desvantagem desde os 10 minutos, com um golo do norte-americano Najem, Portugal, na estreia do seleccionador Filipe Ramos, conseguiu virar o resultado logo depois do intervalo.

Aos 24 minutos, João Gomes restabeleceu a igualdade na sequência de um pontapé de canto e, seis minutos depois, voltou a festejar, com um pontapé de longa distância.

Portugal ampliou para 3-1, aos 45, com Francisco Costa a concluir uma jogada rápida de transição.

Filipe Ramos mostrou-se agradado com a exibição da equipa portuguesa e salientou a necessidade de «dar continuidade ao trabalho» no jogo de quinta-feira, com o Japão, que perdeu hoje com a França, por 4-0, no outro jogo da primeira ronda.

«Esta vitória só terá valor se vencermos o próximo jogo. É já nesse jogo que temos que nos focalizar depois desta brilhante vitória», disse o seleccionador luso.

O técnico reconheceu que o encontro de hoje «correu bem», apesar de ter sido disputado «num terreno difícil - irregular e seco que fez a bola saltar muito», sem permitir mostrar toda a «qualidade».

«Mas, depois de estarmos a perder, conseguimos dar a volta aos jogo, o que é sempre motivador», frisou o seleccionador, elogiando ainda a prestação dos jogadores lusos que «mostraram sempre grande organização».