O seleccionador português de futebol de sub-20, Ilídio Vale, e o director desportivo Carlos Godinho partiram hoje para a Colômbia, onde quarta-feira, às 20:00 locais (02:00 de quinta-feira em Lisboa), assistirão ao sorteio do Mundial da categoria.

A competição decorrerá naquele país sul-americano, entre 29 de Julho e 20 de Agosto, nas cidades de Arménia, Barranquilla, Bogotá, Cali, Cartagena, Manizales, Medellin e Pereira.

O sorteio decorrerá no Centro de Convenções de Cartagena, onde Portugal, que conquistou o acesso à prova no passado Europeu de Sub-19, em França, ficará a conhecer os seus três adversários na primeira fase – seis grupos de quatro.

Além da equipa lusa, estão na fase final Áustria, Croácia, Espanha, França e Inglaterra (Europa), Colômbia, Argentina, Brasil, Equador e Uruguai (América do Sul), Camarões, Egito, Mali e Nigéria (África), Costa Rica, Guatemala, México e Panamá (América Central, do Norte e Caraíbas) e Arábia Saudita, Austrália, Coreia do Norte e Coreia do Sul (Ásia).

A estas ainda se juntará a vencedora do grupo da Oceânia (a Austrália compete na Ásia), disputado entre as Ilhas Fiji, Ilhas Salomão, Nova Zelândia e Vanuatu. A final deste apuramento está agendada para quinta-feira.

Os dois melhores classificados de cada grupo passarão aos oitavos de finais, assim como os quatro melhores terceiros classificados de todos os grupos.

Os quartos de final serão disputados para 13 e 14 de Agosto e as meias-finais jogam-se a 17. A final e o jogo de atribuição do terceiro e quarto classificados realizam-se a 20 de Agosto.