O jovem guarda-redes Duarte Lima, vencedor da iniciativa “O Dia do Guarda-redes” e aluno da EB 2,3 de Santana (Sesimbra), disse hoje que gostava de ajudar a selecção portuguesa de futebol frente à Noruega, mas faltam-lhe centímetros.

«Se tivesse mais uns centímetros sim, se calhar…», respondeu timidamente o aluno do 6.º ano, de 12 anos, que venceu a iniciativa promovida pela Federação Portuguesa de Futebol em parceria com o Desporto Escolar.

Sorridente, Duarte Lima, que se viu rodeado de jornalistas, microfones e câmaras de televisão, considerou «boa a sensação de em 40 ter sido escolhido», para acompanhar um dia de treino da equipa das “quinas” no Estádio Nacional, em Oeiras.

Oportunidade aproveitada pelo guarda-redes do Sesimbra para pedir autógrafos aos internacionais portugueses, enquanto o seleccionador português, Paulo Bento, aconselhou-o a estar tranquilo durante os treinos.

Equipado a rigor e com luvas de “sénior”, Duarte Lima foi um espectador privilegiado do treino da selecção lusa, no Estádio Nacional, em Oeiras, tendo cumprido o aquecimento com os guarda-redes Eduardo, Rui Patrício e Ventura, e acompanhado bem de perto o ensaio das bolas paradas de Cristiano Ronaldo e João Moutinho.

O terceiro treino da selecção portuguesa na preparação para a recepção à Noruega, de qualificação para o Campeonato da Europa de 2012, foi apenas mais um, mas culminou o dia especial de Duarte Lima, em estágio com a equipa das “quinas”.

A selecção portuguesa de futebol volta a treinar na sexta-feira no Estádio Nacional, às 10h00, no último apronto da primeira fase do estágio, que recomeça na segunda-feira, em Óbidos, já com a presença de Nani, Danny, Bruno Alves e Paulo Machado.

Após quatro jogos, a formação nórdica lidera a classificação com 10 pontos, contra sete de Portugal, outros tantos da Dinamarca, dois do Chipre e um da Islândia.