O avançado Rafael Lopes disse hoje que espera que a “pontaria” dos jogadores da selecção portuguesa de futebol chegue afinada ao Mundial de sub-20 de futebol, na Colômbia.

«Trabalhamos diariamente para melhorar em todos os aspectos e a finalização é um deles. Esperemos que até ao Mundial a pontaria esteja afinada», referiu.

Em conferência de imprensa, o avançado do Varzim garantiu que os jogadores mais ofensivos da equipa vão «fazer tudo o que estiver ao alcance para fazer golos» na Colômbia.

Rafael Lopes adiantou que os «os treinos têm sido muito intensos» e considerou que os jogos de preparação antes do Mundial vão «servir para a equipa ganhar ritmo de jogo, ficar ainda mais unida e ganhar experiência».

«O jogo contra o Uruguai é o primeiro, não é decisivo, mas é importante. Esperemos que consigamos ganhar, porque vai ser muito importante», afiançou.

Caetano destaca a importância dos jogos particulares na preparação do Mundial 2011.

Já o extremo Caetano recusou que o facto de ser um dos poucos jogadores com experiência na Liga portuguesa lhe dê vantagem na luta pela titularidade, confiando na qualidade dos seus companheiros.

«Não importa se são da primeira ou da segunda Liga, porque cada jogador tem a sua qualidade. Eu tive o privilégio de chegar primeiro à primeira divisão, mas tenho a certeza de que, mais cedo ou mais tarde, os outros vão chegar lá e se calhar com mais sucesso do que eu», afirmou.

O jogador do Paços de Ferreira referiu ainda a importância dos encontros particulares com o Egipto, a 05 e 07 de julho, porque «treinar é muito bom, mas competir é sempre diferente».

«Quanto mais competirmos, mais preparados vamos estar para o Mundial. Sendo o Egipto uma equipa africana, como vamos encontrar no nosso grupo [Camarões], é óbvio que vamos beneficiar disso e vamos estar mais preparados para equipas africanas», explicou.

Antes de chegar à Colômbia, Portugal vai ainda disputar um torneio no Panamá, que será, para Caetano, «muito importante», porque vai dar mais competição à selecção, mas também para a equipa se habituar ao clima.

Filho de Caetano, antigo jogador do FC Porto e do Tirsense, entre outros clubes, e que foi duas vezes internacional AA, o extremo revelou que o pai lhe disse «para aproveitar o momento, porque o Mundial é único na carreira».

«Se calhar, milhares de jogadores trocariam o lugar deles pelo meu. Só tenho de honrar esta camisola. Treinar todos os dias com muita alegria, com muita serenidade e estar muito tranquilo», salientou.

No primeiro treino de hoje, no Estádio Nacional, o médio Sérgio Oliveira continuou ausente, devido a uma lesão num dedo do pé esquerdo e vai realizar exames esta tarde, sendo certa a sua ausência no treino de sábado.

Também o central Aníbal Capela realizou treino específico de recuperação.