O treinador da selecção portuguesa de futebol de sub-20, Ilídio Vale, disse que hoje faltou lucidez no ataque a Portugal no empate a zero com o Egipto, em encontro de preparação para o Mundial.

«Faltou marcar, faltou finalizar e faltou também sermos mais lúcidos no último passe. As últimas decisões não foram bem tomadas em alguns casos. Por isso, várias ocasiões que podiam dar golo não deram, nem sequer deram oportunidades. Faltou abordarmos de uma forma serena o último terço do campo», referiu.

No final do encontro com o Egipto, em Mafra, Ilídio Vale considerou que Portugal esteve «globalmente bem», mas que «falta melhorar a organização de jogo ofensiva» na equipa.

«A finalização tem muito a ver com os processos de jogo ofensivo e também com a ansiedade. Se, às vezes, não finalizamos bem, não quer dizer que os jogadores não têm qualidade para isso, apenas não estão suficientemente preparados emocionalmente para o fazer da melhor forma», afirmou.

O treinador lembrou que para este jogo de preparação não teve «os 18 jogadores de campo disponíveis, o que condicionou a estratégia», devido às ausências de Roderick, dispensado a pedido do Benfica, e Aníbal Capela e Sérgio Oliveira, lesionados.

«Objectivamente, a ausência do Roderick atrapalha a preparação, porque, se é um dos 21 jogadores convocados, preferia tê-lo aqui. Num trabalho como este é importante ter todos os jogadores a maior parte do tempo e o mais cedo possível», considerou.

Ilídio Vale disse que conta com «todos os jogadores» que foram pré-convocados, dizendo que «é óbvio que Roderick faz parte do lote de jogadores que pode ir ao Mundial».

O lateral Cedric Soares considerou que «mais uma vez faltaram os golos», mas afiançou que «a equipa está no bom caminho», apesar de haver «alguns pontos a afinar» na equipa.

«Acho que no futuro vamos chegar mais facilmente aos golos. O importante é o balanço positivo deste jogo, acho que a equipa esteve muito bem», adiantou.

O central Nuno Reis tira «boas ilações» deste jogo, porque «na maior parte do tempo» Portugal controlou a partida.

«Há sempre coisas a melhorar. Estes jogos servem para isso. Temos de ver o que há a melhorar individual e colectivamente, para afinar nos treinos e jogo a jogo irmos melhorando», afirmou.

Portugal volta a medir forças com o Egipto na quinta-feira, em Massamá, defrontando a 13 de julho a Nigéria, no Estádio Nacional, antes de partir para o Panamá, onde vai participar num torneio com a equipa da casa, os nigerianos e o México.

No Mundial da Colômbia, Portugal está integrado no Grupo B, juntamente com o Uruguai, a Nova Zelândia e os Camarões.